Ação pioneira da Secis disponibiliza absorventes sustentáveis para servidoras e visitantes durante o Março Mulher

Uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) disponibiliza absorventes sustentáveis para colaboradoras e visitantes do prédio que abriga a pasta, localizado na rua da Grécia, no bairro do Comércio. Iniciada na quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, a ação quer chamar atenção da sociedade para a conscientização sobre a dignidade menstrual.

Os absorventes sustentáveis estarão disponíveis ao longo de todo o Março Mulher na Secis, secretaria composta por maioria feminina, com cerca de 70% de servidoras mulheres e duas diretoras dentre os três cargos de lideranças, além da titular da pasta, Marcelle Moraes. A secretária explica que, além de contemplar as mulheres que visitam e trabalham na pasta, a ideia é que outras organizações públicas e empresas privadas possam se inspirar, e compreender que a dignidade menstrual também diz sobre à dignidade feminina e humana, além de fomentar mais conhecimentos sobre questões que são tabus no universo feminino, aliadas à preservação do meio ambiente.

“Precisamos acolher com olhar sensível a realidade, ainda que triste, de muitas adolescentes e mulheres em todo o mundo que não têm acesso à dignidade menstrual. A pobreza menstrual é sim um problema social que afeta não só a saúde, mas também toda a rotina e a autoestima das mulheres. Aliado a isso, queremos também provocar reflexões sobre a indústria que produz esse insumo, visando a redução do uso de plástico danoso ao nosso meio ambiente, que precisa e deve ser preservado com atitudes por vezes simples, mas que em muito contribuem para a continuidade e subsistência da própria vida”, declarou Marcelle.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelas mulheres que compõem o quadro de funcionárias da Secis. A diretora de Resiliência e estudante do Bacharelado em Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Tainara Ferreria, comentou que ações como essas merecem ser reproduzidas na sociedade, já que a pobreza menstrual e a falta de acesso a soluções sustentáveis aliadas à dignidade menstrual, bem como à preservação do meio ambiente, é uma realidade que precisa ser transformada.

“Atitudes como essas dizem muito sobre algo que deveria ser feito em todo lugar em que as mulheres estejam presentes, pois é uma necessidade comum à todas. Fomos agraciadas com a iniciativa justamente na data em que celebramos para além da resiliência das mulheres, as nossas lutas e conquistas. Acredito na dignidade menstrual como um direito nosso, e vamos compartilhar a ideia fora do âmbito da Secis, para que outras mulheres possam conhecer a atitude que é também uma ação educativa, e assim, disseminá-la em seus locais de atuação e trabalho”, pontua.

Por meio da iniciativa, caixinhas com os absorventes sustentáveis, bem como materiais com informações sobre a composição do insumo, foram alocadas em todos os banheiros da secretaria.

Decreto – Na última quarta-feira (8), o governo federal assinou um decreto que vai assegurar a oferta de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na população que está abaixo da linha da pobreza. O Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual terá 8 milhões de pessoas beneficiadas pela iniciativa, que prevê investimento de R$ 418 milhões por ano.

A nova política segue os critérios do Programa Bolsa Família, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema. “É uma data marcante no nosso calendário e que se torna mais especial com essa garantia fundamental que vai apoiar e beneficiar todas as mulheres brasileiras”, conclui Marcelle Moraes.