Ação promove bem-estar para pessoas em situação de rua na Caixa d’Água

Cerca de 150 pessoas resgatadas da situação de rua e integrantes de Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) da Prefeitura participaram do 4º Campeonato de Futebol Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), promovido em parceria com Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A atividade, ocorrida na última sexta-feira (23), no Beco do Cirilo, situado no bairro de Caixa d’Água, também envolveu um festival alusivo ao Dia do Sorvete, celebrado na mesma data, com distribuição gratuita da sobremesa para os presentes.

“Atividades como estas constroem e reforçam laços sociais e comunitários, perdidos e fragilizados por pessoas que se encontram em situação de rua. Ao oferecer oportunidades de esporte e lazer, aliadas ao trabalho social, os técnicos conseguem elevar a autoestima dos assistidos e estabelecer vínculos de confiança, que são de fundamental importância para o processo de empoderamento e restabelecimento da autonomia dos indivíduos”, afirmou o titular da Sempre, Daniel Ribeiro.

Coordenadora de uma das unidades de acolhimento, Maísa Borges informou que a competição esportiva e o festival já acontecem há quatro anos, com o objetivo de proporcionar um momento de diversão para os assistidos. “As atividades entraram para o nosso calendário como eventos de descontração e reconstrução da sociabilidade do grupo. Todos os jogadores ganham medalhas e os times campeões, tanto o masculino quanto o feminino, levam o troféu. Essas pessoas têm idade entre 18 e 59 anos e são encaminhadas para nosso acolhimento, através da abordagem social”, elucidou.

Acolhido há um mês na UAI Adra I, localizada no Barbalho, Luís Henrique Oliveira, de 26 anos, ressalta que os eventos são uma motivação especial de vida para ele e os demais assistidos. “Esse campeonato é um momento até difícil de descrever para nós assistidos… querendo ou não, é muita emoção”, desabafou.

Assistência – Vinculadas à Sempre, as Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) oferecem acolhimento provisório para adultos e famílias em situação de rua e/ou desabrigados por abandono, migração ou ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. Somente em parceria com a Adra são três unidades: duas no Barbalho e uma nos Barris.

São promovidas ações sociais, como acolhida, recepção e escuta; desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; estudo social; cuidados pessoais; elaboração de relatórios e prontuários; diagnóstico socioeconômico; facilitação do acesso à documentação pessoal; inserção em projetos de capacitação para o trabalho; articulação com outras políticas públicas setoriais e com a rede de serviços socioassistenciais oferecidos pelos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Criado: 26 Setembro 2022