Logo Prefeitura de Salvador

Mutirão da dengue prossegue até sábado no Subúrbio Ferroviário

Localidade é o segundo distrito com maior índice de infestação para a doença na cidade, com 5,7%

 

 DENGUE0208

 

As ações de combate à dengue promovidas pela Prefeitura terão continuidade até sábado (3), no Subúrbio Ferroviário, quando os moradores estarão sendo convocados a eliminar todo entulho e material inservível de suas casas, que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os trabalhos foram iniciados nesta quinta-feira (1°), quando os agentes de endemias realizaram a inspeção de imóveis localizados nos bairros de Coutos, Barragem dos Macacos, Fazenda Coutos, Ilha Amarela, Itacaranha, Lobato, Paripe, Plataforma e Alto de Coutos

 

 

Com Índice de Infestação Predial de 5,7%, o Subúrbio é o segundo distrito a apresentar risco para ocorrência de uma epidemia da doença na capital baiana, atrás apenas de São Caetano/Valéria (6,8%). Ainda de acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA), realizado em junho, os tanques e toneis são os depósitos predominantes nessa região.

 

 

Além da intensificação casa a casa, também estão sendo feitos trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de lixo e materiais que possam se tornar criadouros de larvas e do mosquito Aedes aegypti, palitação de material reciclável, ingresso em imóveis fechados abandonados e vistoria de depósitos elevados (como caixas d’água e calhas). Os moradores recebem material educativo e são orientados quanto à importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

 

 

Nesse período, poderão colocar entulhos e materiais inservíveis em frente às casas para recolhimento. Na mesma ação realizada entre os dias 25 e 27 de julho nos bairros Santa Luzia, Campinas de Pirajá e Boa Vista de São Caetano, a Limpurb recolheu mais de 100 toneladas de material, entre lixo, inservíveis, mato e poda.

 

 

Na próxima semana será a vez do Distrito Boca do Rio receber o mutirão. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Limpurb e Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil.

 

Skip to content