Acelera Salvador já certificou mais de 80 empreendedores

O programa Acelera Salvador, lançado em maio deste ano, certificou mais de 80 participantes no mês de junho, no bairro de Caminho de Areia. A meta da iniciativa, que é de capacitar 1,4 mil pequenos empreendimentos formais e informais, englobará ainda os bairros de Cajazeiras X, Itapuã, São Cristóvão, Lapa, Paripe, Plataforma, Pernambués e São Caetano, até o final de 2022.

A primeira turma foi formada por empreendedores da Cidade Baixa. As demais contarão com participantes de toda Salvador. A próxima turma, com inscrições abertas através do site www.wakandaeducacao.com.br/acelerasalvador , contemplará 250 pessoas.

O projeto Acelera Salvador faz parte de um programa mais amplo, o Empreenda Salvador. A iniciativa tem como objetivo capacitar pequenos empreendimentos e criar redes associativas. A ação é promovida através de encontros on-line, com duração de três semanas e carga horária total de 20 horas.

Três pilares – Segundo Karine Oliveira, CEO da Wakanda Educação Empreendedora, empresa executora do Acelera Salvador, essa parceria é importante porque é a abertura de um caminho para que a cidade contrate outras startups para prestar serviços, qualificando mulheres e homens que abriram um empreendimento por necessidade. O Acelera Salvador apresenta uma metodologia baseada em três pilares: vendas, marketing e gestão financeira.

“Fico feliz e orgulhosa de ser a primeira startup, porque a prefeitura tem feito um grande trabalho, investindo em empreendedorismo, gerando economia para a nossa cidade. E o Acelera Salvador é um dos projetos que não somente pensa em gerar renda pelas formações e fortalecendo os empreendimentos, mas também implementando economia circular com as redes associativas, que faz com que os empreendedores façam o seu trabalho individual, mas pegando demanda juntos e a grana fortalecendo os bairros periféricos de Salvador”, disse Karine.

Ela comemora o sucesso dos primeiros meses e destaca que parte disso se dá em razão dos cursos gratuitos oferecidos aos empreendedores, mas também entendendo as estratégias que dão certo, já que é um curso on-line, feito de uma forma que não atrapalhe a demanda de trabalho dos participantes.

“Nós já conseguimos entregar mais de 80 certificados, mas 120 estão também prestes a terminar, pois como o curso é on-line, cada um termina no seu tempo, dentro de três meses. Estamos testando algumas estratégias mais efetivas, testando nos bairros também para, da melhor forma, incentivar a participação das pessoas no nosso projeto”.

Oportunidade – A empreendedora Carmem Lúcia Martinez ficou sabendo do curso através de uma líder comunitária do bairro do Uruguai, onde mora. Aos 50 anos, ela vende biscoitos e bolos caseiros e viu, neste segmento, uma forma de sustentar os cinco filhos e também para ter uma educação melhor.

“Fui no evento de lançamento em maio e não entendia nada de empreendedorismo e através do Wakanda eu vim aprender. Antes só vendia, agora tenho planejamento, faço as coisas certinhas que não fazia. Eles nos dão a base de tudo, como me comunicar, e foi uma experiência maravilhosa. Eles têm um cuidado todo especial com os alunos, e hoje, graças a isso, tenho uma base de compra e venda melhor”, relatou.