Acervo do Epucs estará disponível a partir do dia 26

Estudantes, pesquisadores, profissionais e sociedade civil reuniram-se na quarta-feira (14), no Espaço Cultural da Barroquinha, para comemorar a abertura do Acervo do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade de Salvador (Epucs) e o lançamento do livro “Acervo do Epucs: contexto, percurso, acesso”. O acervo conta com documentos datados da década de 40 que foram totalmente recuperados, a exemplo de plantas, ofícios, mapas, orçamentos e todos os tipos de documentos remanescentes, os quais pertencem ao arquivo municipal.

ACERVO

No evento foi lançado também o novo site do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, disponível no endereço www.arquivohistorico.salvador.ba.gov.br, onde o público poderá conhecer todo material referente ao acervo. “É com grande satisfação que damos o primeiro passo para a recuperação do Arquivo Histórico Municipal”, comemorou Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O material refere-se ao plano urbanístico mais arrojado que a capital baiana já teve, cujo mentor foi o arquiteto e urbanista Mário Leal Ferreira. A restauração do acervo do Epucs contou com o apoio do Instituto da Ciência da Informação da Ufba (ICI) e do Arquivo Público do Estado da Bahia.

ACERVO2

Para a diretora do arquivo estadual, Maria Tereza Navarro, a restauração do acervo do Epucs é resultado de um projeto pioneiro e inovador de resgate do patrimônio documental do estado. “O material foi submetido a um criterioso processo de recuperação, obedecendo a padrões europeus”, salientou.

Para a coordenadora geral do projeto e professora da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Ana Fernandes, o Epucs ocupou um momento excepcional na história de Salvador no século XX. “Apesar de elaborado no período da ditadura varguista e em plena Segunda Guerra Mundial, ainda possui grande relevância para o estudo do desenvolvimento de Salvador, considerando a sua abrangência e das teorias, concepções e desenhos da cidade desenvolvidos”, declarou.

O acervo do Epucs possui documentos em formato digital e físico e estará disponível à população a partir do próximo dia 26. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário pesquisar no campo ‘Acervo do Epucs’, disponível no site do AHMS, que informa a listagem dos documentos disponíveis para consulta. Em seguida, o usuário deve entrar em contato através dos números (71) 3322-1486 ou 3321-5312, ou ainda pelo e-mail arqhis@salvador.ba.gov.br, para agendar a data e horário da consulta do material no AHMS. O Arquivo está sediado na FGM, localizado à Rua Chile, 31, Centro.