Acesso às bibliotecas municipais prossegue mediante agendamento

As bibliotecas municipais e comunitárias vinculadas à Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), seguem abertas ao público com acesso através de agendamento prévio por e-mail. A medida é adotada para seguir os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.

Para acessar a Biblioteca Edgard Santos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na Avenida Porto dos Mastros, s/n, na Ribeira, os interessados devem enviar e-mail para sonia.santos@salvador.ba.gov.br.

O agendamento para a Biblioteca Denise Tavares, localizada na Rua Adelino Santos, no Curuzu, é pelo e-mail renatasilva.santos@salvador.ba.gov.br. A estrutura funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Já a Biblioteca Nair Goulart, aberta de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, no CEU de Valéria, realiza agendamentos pelo e-mail duciana.brito@salvador.ba.gov.br.

O leitor deve informar previamente o assunto de interesse, para que os funcionários da biblioteca selecionem os livros afins. Quem se dirigir às bibliotecas sem marcação prévia, será atendido somente se o número máximo de pessoas no local não tiver sido ultrapassado.

A gerente de Bibliotecas e Promoção de Livros e Leitura da FGM, Jane Palma, informa que os protocolos sanitários, adotados por força da pandemia, continuam sendo seguidos nas dependências das bibliotecas, com aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.

Ela esclarece que o acervo disponível nas unidades é composto por livros de diversos  gêneros da literatura, como romances, contos, poesia, história, entre outros. “Os mais procurados são os de poesia e literatura social, que abordam temas como diversidade cultural e questões de gênero”, afirma. Sobre o perfil dos visitantes, o público que mais frequenta as bibliotecas municipais é formado por jovens com idade entre 13 e 26 anos.