Bilhete Único é importante conquista do transporte de Salvador

Começou a valer neste domingo (01) a segunda etapa do programa Bilhete Único. Nessa fase, serão beneficiados os passageiros que pegam dois ônibus no mesmo sentido independentemente da região dentro de um prazo máximo de duas horas. Eles pagarão apenas uma passagem pelas duas viagens utilizando o Salvador Card. O prefeito ACM Neto afirmou que a terceira etapa do benefício, ampliando o intervalo para que o passageiro pegue o segundo ônibus em mais uma hora, vai ser implantada logo após a concessão das novas empresas de ônibus que irão operar na cidade, cujo edital já foi lançado.

BILHETEUNICO0212

O prefeito disse que o Bilhete Único é a maior conquista para o transporte público de Salvador dos últimos anos. “É uma conquista enorme que passa a valer a partir de hoje. Trata-se de mais um compromisso de campanha cumprido e da maior conquista do transporte público em Salvador nos últimos anos”, salientou Neto.

Logo cedo, equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e da Transalvador orientaram a população e fiscalizaram a ampliação do Bilhete Único na Estação de Transbordo do Iguatemi. O secretário José Carlos Aleluia acompanhou pessoalmente a operação. No modelo inicial do programa Bilhete Único, a cidade foi dividida em quatro regiões: Orla, Centro, Miolo e Subúrbio.

Na primeira etapa do programa, tinha direito ao benefício apenas quem se deslocava de uma região para outra. Agora, o benefício foi ampliado. Quem pegar, por exemplo, um ônibus de Itapuã até a Pituba e outro com destino à Barra, todas localidades da Orla, pagará apenas uma passagem se o fizer num intervalo de duas horas. O benefício não vale para viagens de ida e volta. Para ilustrar, se o passageiro for de Itapuã até a Pituba e fizer o percurso de volta ao local de origem, ele pagará duas passagens normalmente.

Com a nova fase do programa, que antes contemplava apenas quem se deslocava para diferentes regiões da cidade, a Prefeitura triplica seu número de usuários do sistema por mês, passando de uma estimativa de 50 mil para 150 mil. O uso do Salvador Card, emitido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), é exigido pois permite o controle do número de tempo das viagens. Vale lembrar que, aos domingos, além do Bilhete Único, o usuário conta com o benefício do Domingo é Meia. Ou seja, com R$1,40 ele pode pegar dois ônibus no mesmo sentido pagando apenas uma passagem. Para solicitar o Salvador Card, basta ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens.