Prefeitura-Bairro do Centro Histórico é inaugurada

O prefeito ACM Neto participou nesta quarta-feira (12) da inauguração da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, que funciona no Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, onde está instalada a sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI). Essa é a primeira Prefeitura-Bairro a ser inaugurada, que contará com prestação de serviços de oito órgãos municipais (Sindec, Sucop, Transalvador, Limpurb, Sucom, Semps, Defesa Civil e Semop). Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo de 12h às 13h. A expectativa é atender 240 pessoas por dia nos balcões dos órgãos.

Em março, serão entregues as sedes de Itapuã, Cajazeiras e Cidade Baixa. Já em abril, será a vez de Subúrbio e ilhas. No segundo semestre, outras cinco sedes serão inauguradas, totalizando 10 unidades. As outras Prefeituras-Bairro terão estrutura maior, com atuação de 16 órgãos, inclusive com guichês do INSS e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), somando 600 atendimentos. No caso do Centro Histórico, por ser uma sede localizada numa região onde estão instalados vários órgãos municipais, não foi necessário disponibilizar todos os serviços por conta da possibilidade de sobreposição de atendimentos, além de estar numa área menor em relação às demais.

O prefeito ACM Neto destacou que a inauguração da sede representa o resgate de compromissos, descentralizando a gestão numa estrutura para garantir a prestação de serviços aos cidadãos e recebimento de demandas para facilitar a atuação dos órgãos municipais. “Muitos sugeriram que eu desistisse do projeto por desacreditarem no formato das antigas administrações regionais, mas sempre soube que a Prefeitura poderia ter uma estrutura de aproximação com o cidadão. Cada bairro possui suas demandas principais e sabíamos que só era possível dar um atendimento ágil trazendo a Prefeitura para perto dos bairros”, disse.

“Os órgãos da gestão pública estão aqui representados, dando atendimento mais rápido ao cidadão, num espaço climatizado e com funcionários treinados para prestar serviço de imediato. Isso evitará filas e grandes deslocamentos para garantir atendimento. Também prestaremos serviços comunitários para receber as demandas dos moradores da região, solicitar as ações aos órgãos e fiscalizar. A Prefeitura-Bairro será os olhos e os ouvidos do prefeito porque aqui poderemos acompanhar de perto os trabalhos que serão executados”, destacou o coordenador das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho.

As sedes a serem inauguradas no segundo semestre serão Barra, Pau da Lima, Cabula, Valéria e São Caetano. Em 2015, serão entregues dois postos avançados, sendo um na Pituba, que faz parte da Prefeitura-Bairro da Barra, e uma em Brotas, que faz parte da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico. “Ou seja, serão 10 equipes e 12 espaços físicos para melhorar a prestação dos atendimentos, sem inchar a máquina”, complementou Reinaldo Braga Filho.