Ações municipais visam tornar Salvador referência na luta pela igualdade e combate ao racismo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou neste domingo (20), quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, ações da Prefeitura para tornar a capital baiana referência na luta pela igualdade e combate ao racismo. Ele ressaltou iniciativas como a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa e o movimento Salvador Afro.

“No Dia da Consciência Negra nunca é demais lembrar da importância do combate ao racismo e reafirmar nosso compromisso em continuar promovendo políticas públicas para reparar dívidas históricas que hoje ainda se manifestam no racismo e falta de oportunidades para o povo negro”, afirmou o gestor.

Reis salientou que, em Salvador, há avanços em diversas questões. “Implantamos o sistema de cotas para negros em concursos, o Programa de Combate ao Racismo Institucional e fizemos o reconhecimento social/jurídico/administrativo dos terreiros de candomblé, umbanda como templos religiosos”, disse.

Outro avanço citado pelo prefeito foi a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Salvador, considerado mais um passo importantíssimo em combate ao racismo e às desigualdades na capital. “Mais uma ação essencial da nossa gestão é o Salvador Capital Afro, movimento que vai fortalecer o Turismo Étnico-Afro da nossa cidade através da valorização da herança ancestral e Afrobiz, plataforma que auxilia afroempreendedores em diversos serviços do seu negócio”, frisou.

O chefe do Executivo municipal, por fim, pontuou que muito foi feito, mas ponderou que há ainda muitos desafios. “Sei que ainda temos muito desafios, mas vamos seguir nesse ritmo para que Salvador, berço da cultura afro-brasileira, seja referência na luta pela igualdade e combate ao racismo”, finalizou.

Criado: 20 Novembro 2022