Ações na área social são destaque em Salvador em 2021

Quatro inaugurações, mais de 100 mil atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), 215 mil refeições distribuídas, bem como 70,5 mil cestas básicas entregues à população em situação de vulnerabilidade, entre outros serviços na área social. Estas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) no ano de 2021, em meio ao período de enfrentamento à Covid-19.

Os investimentos deverão prosseguir em 2022. Para este mês de janeiro, está prevista a inauguração de mais dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sendo um no bairro do Nordeste e o outro na Boca do Rio. Durante o ano, um terceiro Restaurante Popular deverá entrar em funcionamento, em Cajazeiras. “A novidade, porém, fica a cargo do equipamento itinerante, que distribuirá alimentos a cada dia por diferentes bairros periféricos. Todo esse trabalho já consolida Salvador como referência nacional em assistência social”, celebrou o titular da pasta, Kiki Bispo.

No ano passado, no quesito inaugurações, um dos destaques foi a nova sede da Sempre, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio. Desde a entrega, em outubro, foram realizados 102 mil atendimentos entre inscrições e atualizações de cadastros de pessoas que abrangem as categorias pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único (CadÚnico).

“Em quase três meses, vivemos um grande desafio para reduzir o número de pessoas atraídas pela demanda aberta e, em especial, pelo cadastramento aos benefícios anunciados pelo Governo Federal, como Auxílio Brasil. Daí, fomos obrigados a montar uma força-tarefa para beneficiar os usuários, a testar diversas estratégias para atingir todo nosso público”, relatou Bispo. Atualmente, cerca de três mil cidadãos soteropolitanos são atendidos apenas para o CadÚnico.

Descentralização – Os serviços da Sempre também são oferecidos nas dez Prefeituras-Bairro; no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio; nas edições do CadÚnico Itinerante, programa de sucesso realizado três vezes por semana nas comunidades carentes da cidade; nos postos de atendimento instalados no Subúrbio 360, em Coutos, e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras; e em 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de um ponto de apoio na Codesal. Na Sempre, além das inscrições no Cadastro Único, a população tem acesso ainda a benefícios como os auxílios moradia, funeral, natalidade, viagem e emergência, dentre outros.

Centros de referência – A rede de assistência social através dos Cras foi reforçada com a entrega de três novas unidades, em Brotas, Castelo Branco e Lobato. As estruturas reúnem salas multiuso, salas de atendimento, brinquedoteca, recepção, copa e almoxarifado, para receber os cidadãos visando a orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar, em decorrência da pobreza, vulnerabilidade, privação de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminação por questões de gênero, idade, etnia e deficiência, entre outras situações. Cada unidade do Cras conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio.

Restaurantes populares – Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe ofereceram 215 mil refeições em 2021. Os locais também promoveram eventos sociais e profissionalizantes para os beneficiários. Para 2022, além da unidade em Cajazeiras, a intenção é implantar uma versão itinerante – a ideia é, através de um ônibus com uma cozinha devidamente equipada, circular em diferentes bairros da periferia da cidade.

Demais ações – A Sempre realizou, ainda, 48 mil abordagens sociais e 4.817 acolhimentos institucionais de pessoas em situação de rua. Por meio do programa Recomeçar Sempre, foram inseridos 312 participantes, que participaram de diversas ações de promoção da cidadania e resgate da autoestima.