Logo Prefeitura de Salvador

Ações volantes auxiliam na vacinação de cães e gatos em Salvador

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, iniciada esta semana em Salvador, conta com uma estratégia especial para a imunização dos animais: duplas de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuam, de forma volante, em diversos pontos da cidade. A intenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é tornar mais fácil o acesso às doses, garantindo que os pets estejam protegidos da raiva. 

Moradora do bairro da Calçada, a dona de casa Jaqueline dos Santos, de 45 anos, destacou a comodidade proporcionada pela iniciativa. “Me sinto muito mais segura em saber que meu gatinho está imunizado. É uma proteção muito importante para os bichinhos. Vaciná-los é uma forma de amor”. 

“O deslocamento para o posto de saúde nem sempre é fácil. Ter acesso ao imunizante na residência é muito bom. Isso facilita nossa vida e garante a segurança e a saúde dos animais. A iniciativa está aprovadíssima”, declarou a doméstica Maria de Jesus, 65 anos, tutora da cadela Bela. 

A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva. A zoonose, que tem quase 100% de letalidade, nos últimos anos, teve casos confirmados em morcegos, na capital baiana. Em Salvador, devem ser imunizados, até o dia 17 de setembro, cerca de 190 mil animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. 

Demais locais – Além da ação volante, as doses também estão disponíveis em 100 postos de saúde e pontos itinerantes, das 8h às 14h, e através do sistema drive-thru nos finais de semana (sábado e domingo), a partir do próximo dia 20, na UniFTC Paralela e no Estacionamento I do Shopping da Bahia. 

A lista completa dos locais de vacinação pode ser consultada no site www.saude.salvador.ba.gov.br  e nas redes sociais oficiais da Prefeitura; por meio do canal Fala Salvador, no número 156; ou pelo CCZ, no telefone (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas. 

Skip to content