Logo Prefeitura de Salvador

Ações voltadas à primeira infância reúnem famílias do Primeiro Passo

As famílias beneficiárias do programa Primeiro Passo devem participar das ações intersetoriais periódicas de educação, saúde e promoção social – as chamadas vivências – que ocorrerão neste sábado (8) e no próximo dia 22. As atividades acontecerão em 18 escolas municipais, sempre das 8h às 17h, e envolvem, por exemplo, vacinação e avaliação nutricional das crianças cadastradas na iniciativa. 

Os encontros voltam a acontecer após dois anos de suspensão pela pandemia do coronavírus e foram criados para suprir a carência de boas práticas voltadas à primeira infância. As vivências do Primeiro Passo são coordenadas pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com apoio de outros órgãos, como secretarias de Educação (Smed), Saúde (SMS) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). 

Atualmente, Salvador possui 18,3 mil titulares inscritos no Primeiro Passo, que concede auxílio financeiro para que famílias mantenham os filhos em creches privadas, nas localidades em que não houver unidade pública ou conveniada. O valor é de R$81,50, pago mensalmente para cada criança inscrita. 

“Esses encontros são uma excelente oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das crianças nesse momento da primeira infância. Através dessa união entre as secretarias municipais é possível analisar o grau de envolvimento da família com a educação e saúde dos filhos, contribuindo com a proteção social delas”, destaca a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo. 

Cronograma – O primeiro dia de encontros acontece neste sábado (8) em quatro regiões administrativas da capital baiana: Subúrbio/Ilhas, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves e Pau da Lima. As unidades que receberão as ações são escolas municipais Fazenda Coutos e de Paripe, Senador Antônio Carlos Peixoto (Rio Sena), Francisco Mangabeira (São Caetano), Nossa Senhora de Nazaré (Queimadinho), Deputado Gersino Coelho (Doron), Maria da Conceição Santiago Imbassahy (Tancredo Neves), Doutor Orlando Imbassahy (Avenida São Rafael) e Alita Ribeiro De Araújo Soares (Vale dos Lagos). 

Já no dia 22, as vivências do Primeiro Passo chegarão nas seis regiões administrativas restantes, que são Valéria, Barra/Pituba, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa e Itapuã/Ipitanga. Nessas áreas os atendimentos ocorrerão nas escolas Afonso Temporal (Valéria), José Padre Anchieta (Federação), Professor Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras XI), Prof. Ricardo Pereira (Cajazeiras VIII), João Pedro dos Santos (Brotas), Eloyna Barradas (Ribeira), Santa Bárbara (Vila Rui Barbosa), Nossa Senhora do Bairro da Paz (Bairro da Paz) e Barbosa Romeu (São Cristóvão). 

Para saber o dia e escola para o comparecimento, o beneficiário deverá acessar o site do programa Primeiro Passo (www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br), clicar na aba “Vivência” e, com o número do NIS, realizar a consulta.

Criado: 05 Outubro 2022

Skip to content