Acompanhamento de saúde para Bolsa Família tem baixa procura

A Secretaria Municipal de Promoção Social (Semps) registrou baixa procura por beneficiários do programa Bolsa Família aos postos de saúde, faltando pouco mais de um mês para o encerramento do prazo para realização do procedimento, obrigatório a cada seis meses. O prazo termina dia 27 de junho, mas até esta segunda-feira (19) somente 19.439 famílias, de um total de 140.380, compareceram aos postos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para realizar o acompanhamento, que é uma condicionante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Apenas 13,85% dos beneficiários compareceram aos postos de saúde.

A família que não fizer o acompanhamento semestral da saúde terá o benefício bloqueado pelo MDS. Devem comparecer ao posto de saúde mais próximo beneficiários que têm entre seus dependentes crianças com até 7 anos, gestantes e mulheres em idade fértil (14 a 44 anos). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessário levar o cartão do Bolsa Família, carteira de identidade, cartão de vacinação das crianças e o cartão da gestante (para quem estiver fazendo o pré natal).