Logo Prefeitura de Salvador

Adolescentes negros participam de oficina gratuita de teatro

Estudantes negros da rede pública vão ter a oportunidade de participar gratuitamente de uma oficina de Técnicas Básicas de Teatro. Serão contemplados com a oficina 12 adolescentes que já vão iniciar as aulas na próxima segunda-feira (4). O projeto teatral foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e será executado pela Avatar Studio de Artes.

As aulas vão ocorrer até o dia 15 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, sempre das 14h às 16h, na sede da Avatar Studio de Artes, em Nazaré. Dentre os conteúdos previstos para essa imersão no mundo teatral estão dinâmicas de grupo, improvisação, expressão vocal e corporal e criação de personagem.

A oficina será ministrada pelo afroempreendedor, arte-educador e diretor da Avatar Studio de Artes, Sérgio Mício. O profissional atua há mais de 20 anos no universo do teatro, sempre com a vertente do empoderamento de jovens negros.

Mício explicou que a atividade vai trabalhar nos jovens a representatividade e o empoderamento preto, e pretende colaborar na inserção da negritude no teatro baiano. “O objetivo não é que todos se tornem atores e atrizes, mas sim que se tornem cidadãos melhores, pessoas com mais autoconhecimento e consciência de si mesmos. Se, a partir daí, surgirem talentos que queiram abraçar o teatro, estamos aqui para abrir as portas para eles”, afirmou.

O arte-educador reforçou ainda que viver de teatro na capital baiana é uma tarefa árdua, mas a atividade compensa e pode ser um caminho profissional possível para os jovens que vão participar da oficina. “Tenho certeza de que será uma experiência única, gratificante e enriquecedora para eles”, finalizou.

O encerramento da oficina está previsto para ocorrer no auditório da Escola Estadual Severino Vieira, localizada em Nazaré, onde a maioria dos alunos contemplados com a oficina de teatro estudam. Na ocasião será apresentado um espetáculo teatral encenado e produzido pelos alunos.

Skip to content