Adolescentes relatam esperança com a primeira dose da vacina contra Covid-19

Com início na sexta-feira passada (10), a vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes com 16 anos em Salvador prossegue nesta segunda-feira (13). Até o momento, ainda precisavam comparecer aos postos 18 mil pessoas desse público para receber a primeira dose. Somando os adolescentes de 12 a 17 anos, mais de 29 mil pessoas já iniciaram a imunização.

Maria Eduarda Pinheiro, 16 anos, moradora de São Cristóvão, foi ao Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Canabrava, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para ela, a imunização tem um peso ainda maior: durante a pandemia perdeu um tio para a doença e acompanhou a luta da mãe para se recuperar dos agravos ocasionados pelo vírus.

“Poder tomar essa vacina hoje me traz esperança. Este é o sentimento que tenho. Precisamos nos cuidar mesmo. A maioria das pessoas na minha família teve Covid e foi um período muito difícil. Agora sou só felicidade”, contou emocionada.

Outra jovem que não perdeu tempo para se imunizar foi Iasmin Carneiro, 16 anos, também de São Cristóvão. Ela afirmou que a ansiedade estava intensa, mas a vacina vai possibilitar viver com maior tranquilidade.

“Eu tive Covid no ano passado e passei o meu aniversário sozinha. Nem mesmo meus pais eu pude ver. Eu gosto muito de abraçar as pessoas e só de pensar em como foi esse dia, sinto vontade de chorar. Essa vacina vai mudar a nossa vida. Quantas doses forem necessárias tomar, eu vou tomar. Só tenho a agradecer”, pontuou.

Luiza Fonseca, 16 anos, moradora da Pituba, também aproveitou para garantir a primeira dose da vacina e afirmou que este é um marco na sua vida. “Só posso dizer que estou muito feliz e tenho que agradecer muito por poder me vacinar. Meus amigos também estão todos empolgados para tomar a vacina e até encontrei alguns aqui. Depois da segunda dose, enfim, vamos poder nos reencontrar com segurança e até planejar uma viagem”, afirmou.

Como se vacinar – Os adolescentes de 16 anos, nascidos entre 13 de setembro de 2004 a 13 de setembro de 2005, podem procurar os postos até as 16h. Nesses locais também está sendo aplicada a primeira dose para pessoas com 17 anos, nascidas entre 14 de setembro de 2003 a 13 de setembro de 2004.

Estão sendo imunizados apenas aqueles com o nome presente na lista de habilitados para vacinação, disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br/ . Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.

Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Os postos na modalidade drive-thru e fixo para este público estão localizados no Barradão (Canabrava) e na FBDC Brotas. Também há opção dos postos fixos situados na USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI) e USF Vale do Matatu.