Agente de limpeza reforça importância da educação no Dia do Estudante

A rotina da agente de limpeza Elaine Oliveira de Jesus, 40 anos, tem início diariamente às 6h na Praça Municipal, no Centro da cidade. O turno de trabalho logo no começo da manhã permite uma jornada mais flexível para que ela consiga cursar a graduação em Administração de Empresas à noite, em uma universidade privada de Salvador.

Neste mês em que é celebrado o Dia do Estudante (11 de agosto), Elaine conta que gostaria de inspirar outras pessoas a estudar – seja para concluir o ensino médio ou ingressar em um curso do ensino superior. “Para os que querem retomar os estudos, digo que nada é impossível. Para quem está estudando posso afirmar que não tem nada melhor que a educação. A informação é um bem que ninguém tira da gente. Tudo que aprendemos, não é apenas para formar profissionalmente, é para a vida. Não desistam porque estudar é muito satisfatório”, afirmou.

Elaine atua na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) há quase três anos. Ela conta que o desejo de cursar a graduação sempre existiu, mas as dificuldades para organizar a rotina e a vida financeira a impediam. Por ter experiências profissionais anteriores na área administrativa e gostar da rotina de escritório, optou por seguir a área de Administração e deu início aos estudos, incentivada por sua irmã e esposo, logo que entrou na empresa.

“Precisei sair do campo, mas a Limpurb abriu uma porta para mim. Nunca pensei que fosse trabalhar nessa área, porém abracei a oportunidade. Sempre digo que não é porque você, neste momento, não está trabalhando na sua área que se desviou do foco. Vi aqui a oportunidade de continuar meus estudos”, contou.

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, é preciso que a educação alcance cada vez mais os soteropolitanos. “A história da Elaine serve de incentivo para aqueles que, assim como ela, sonham em iniciar uma graduação ou desejam concluir os estudos. A educação é, sem dúvidas, o principal meio de transformação”, frisou.

Investimento – Neste dia dedicado aos alunos, a cidade tem muitas conquistas para celebrar. Salvador tem avançado significativamente na qualidade do ensino oferecido com investimentos realizados em novas unidades escolares, reformas de estruturas e em recursos didáticos. Apenas no mês de julho, a Prefeitura entregou três novas unidades escolares voltadas à Educação Infantil que chegaram para ampliar a oferta de vagas no segmento, além de fornecer melhores condições de desenvolvimento para os alunos.

Uma das unidades entregues à população foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luís Eduardo Magalhães, em Cosme de Farias, que foi completamente reconstruído. A reconstrução recebeu investimento de R$4,3 milhões. Atualmente, a rede municipal de ensino beneficia mais de 150 mil estudantes, distribuídos em 431 escolas na capital.