Logo Prefeitura de Salvador

Agentes de endemias participam de capacitação para aplicação de inseticida UBV

Mais de 50 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participam nesta semana do curso de formação sobre aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), com equipamento acoplado a veículos. A qualificação teve início na segunda (4) e vai até sexta-feira (8), no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública, no Parque Bela Vista. 

O curso de qualificação visa preparar os agentes de endemias para eliminar o mosquito na fase adulta, quando há maior fator de risco para transmissão das arboviroses zika, dengue e chikungunya. A aplicação de inseticida a UBV, através de equipamento acoplado a veículos, faz parte do programa de combate ao Aedes na sua forma adulta, sendo utilizado em casos suspeitos de arboviroses, que são doenças causadas por artrópodes, incluindo insetos. 

Além do planejamento da ação de UBV acoplado ao veículo, com mapeamento cartográfico, será realizada uma atividade prática, com reconhecimento geográfico e simulação. Será promovida uma roda de conversa com o tema ‘Facilidades e dificuldades na execução da atividade prática de campo no território’, além de medição da vazão e limpeza do equipamento. 

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, os conhecimentos adquiridos no curso de formação são de grande importância no processo de formação dos profissionais, para que estejam cada vez mais qualificados e preparados para lidar com as mais diversas atividades. “O objetivo é manter Salvador como referência nacional no controle das arboviroses”, afirmou.  

O curso de formação é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Núcleo Regional de Saúde-Leste.

Skip to content