Agentes de trânsito e transporte celebram dia nacional com doação de sangue

Na quinta-feira (23), quando é celebrado o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito e Transporte, agentes vinculados à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) foram à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), na Avenida Vasco da Gama, com uma missão especial: salvar vidas, doando sangue.

Fardado e com a sensação de dever cumprido, o coordenador de fiscalização de transporte Rogério Baraúna, de 43 anos, e há 22 no serviço público, falou um pouco sobre o que a ação representou para ele. “Além da importância que sabemos que a doação de sangue tem, pois diariamente há sempre alguém precisando de transfusão, quisemos unir essa ação ao Dia dos Agentes para a data ficasse marcada com esse gesto solidário. Muita gente nos vê como a pessoa que fiscaliza, que aplica sanção, mas nós queremos mostrar também o nosso lado humano e esperamos, com isso, motivar outras pessoas a doar”.

Sendo doador pela primeira vez, Murilo Teixeira, de 32 anos, elogiou a iniciativa. “Foi uma ação positiva para a categoria. É muito importante contribuir para salvar vidas. Sabemos que volta e meia o estoque de sangue está baixo”.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, a ação vai além da atribuição de salvar vidas, que já é inerente à atividade do agente. “Muitos já entendem a importância da doação de sangue e já fazem isso em outros momentos. Para outros, a ação motivou o ato. Contudo, especialmente nesta data, este é um importante gesto que esperamos que possamos repetir em outros momentos”.

Efetivo – Salvador conta com cerca de 600 agentes de trânsito e 261 agentes de transporte. O trabalho desses profissionais é fundamental para promover a segurança viária através do ordenamento do trânsito e transporte, seja coibindo atitudes perigosas e realizando ações preventivas, o que resulta no bem-estar da população e na preservação de vidas, quanto na fiscalização do transporte público, observando o cumprimento dos horários de circulação e indicando providências quando há contratempos.