Agentes de trânsito e transporte de Salvador participam de curso virtual

Os agentes de trânsito e transporte do município de Salvador participam, até a próxima sexta-feira (18), de um curso virtual de aperfeiçoamento em comunicação assertiva, o “verbal judo”. O evento é promovido pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, parceira da Prefeitura.

Dividido em quatro turmas, a atividade discute formas de facilitar o diálogo entre os agentes e o cidadão, com segurança, equilíbrio e profissionalismo. Dentre os tópicos abordados, o principal, segundo o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg em Salvador, Fernando Coelho, é o respeito. “Quando a gente tem respeito pela pessoa, pelo próximo, a gente tenta entender o problema do outro. A chave é manter o diálogo com o cidadão, independente do comportamento”, disse.

O gestor afirmou que a ideia é melhorar a comunicação no trato do agente com o cidadão, principalmente em situações de conflitos gerados, por exemplo, quando o motorista não se conforma em ser autuado. Após o curso, a ideia é que o profissional comece a aplicar regras e avalie os resultados obtidos.

Importância – A agente de área Asta Oliveira atua há 21 anos na Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e é uma das participantes da primeira turma. Para ela, com a atividade, é possível compreender que quando o cidadão está tentando agredir verbalmente o agente, ele está tentando agredir a organização. “Quando você tira o foco da ofensa pessoal, você consegue compreender e raciocinar para responder ao cidadão de forma a explicar que ele está sendo autuado pelo órgão e não por mim, e que ele precisa ser responsabilizado pela infração no trânsito”.

Ela comenta que é de extrema importância levar o conhecimento para o dia a dia, pois o maior desafio é fazer o cidadão compreender que ele necessita seguir a legislação, independente da presença da fiscalização. “A pessoa precisa entender que, quando cumpre as regras, não está apenas se livrando da multa, mas preservando vidas”, alerta.

O gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, acredita que a capacitação vai promover uma mudança de comportamento dos profissionais perante os soteropolitanos, compreendendo o papel institucional do agente e o relacionamento com o cidadão.  “Nós vamos acompanhar e, periodicamente, verificar a evolução dessa ação. Espero que o curso ‘verbal judo’ ajude os agentes a reduzir a violência, pensando primeiramente na segurança pessoal e utilizando as técnicas para conseguir exercer suas atividades”, avalia.

Conceito – O verbal judo é uma filosofia que pode mostrar como estar melhor preparado e como envolver as pessoas através da empatia, entregando estratégias práticas e fáceis de aprender, capacitando as pessoas para que reduzam efetivamente o conflito e a violência potencial. O termo apareceu pela primeira vez em 1994, quando foi lançado o livro homônimo escrito por George Thompson. Desde então, vem sendo utilizado por forças de segurança em diversos países, a exemplo dos Estados Unidos.

Depois de Salvador, o curso acontece em Recife, cidade que também recebeu a Iniciativa Bloomberg no Brasil. Além das duas capitais, São Paulo também participa, porém ainda sem data para a realização da capacitação.