Agosto Dourado marca retomada do Projeto Amamentar Sempre

Em comemoração ao Agosto Dourado, durante todo este mês, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza uma série de atividades sobre a conscientização do ato de amamentar, através do projeto Amamentar Sempre, símbolo da campanha. A largada será dada nesta quinta-feira (5), com uma palestra na Creche Nossa Senhora das Graças, na Rua da Horta, em Saramandaia, às 14h.

A programação também terá atividades em formato virtual. “Ao longo do mês, por exemplo, serão publicados semanalmente, nas mídias sociais da Sempre (Instagram e Facebook), vídeos de curta duração abordando os principais assuntos relacionados ao tema, que servirá para elucidar alguns mitos e superar preconceitos, a exemplo de as mães amamentarem na rua. Amamentar é saúde, é vida para nossas crianças”, ressaltou o titular da pasta, Kiki Bispo.

Objetivo – Desde o ano de 1990, através de uma decisão conjunta entre Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS),  a primeira semana do mês de agosto foi estabelecida como a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A prática auxilia na redução da mortalidade infantil, com fortalecimento do sistema imunológico e nutricional da criança, fortalecimento dos laços entre mãe e bebê, além de melhoria da saúde coletiva, dentre outros benefícios.

O laço dourado é o símbolo da campanha de incentivo à amamentação e significa o padrão ouro de alimentação para a saúde das crianças. Uma das voltas representa a mãe; a outra volta caracteriza a criança; o nó é o apoio do pai, família e sociedade; uma das pontas orienta a amamentação exclusiva por seis meses e continuada por dois anos ou mais; e a outra ponta aconselha a espera de três anos para a próxima gestação.