Agosto Lilás: Prefeitura promove aulas gratuitas de bordados para mulheres

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está promovendo a Oficina de Bordados até a próxima sexta-feira (25), A atividade faz parte da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização na luta contra a violência contra a mulher.

Para garantir a participação, totalmente gratuita, as interessadas podem se inscrever por meio do link https://linktr.ee/spmj.salvador. Até quarta-feira (23), o curso será realizado no Shopping Bela Vista, e a partir de quinta-feira (24), ocorrerá no Shopping Center Lapa, sempre das 13h às 17h.

Janildes Lima, responsável pela técnica de Formação em Gênero, Raça e Direitos Humanos da SPMJ, destacou a importância da oficina devido à sua conexão com o trabalho psicológico realizado com as mulheres para enfrentar a violência contra elas. “Quando a gente trabalha o psicológico de mulheres que estão em situação de violência, facilita o rompimento com a violência. O mais difícil do rompimento é você estar aprisionada com um agressor. Então todo trabalho que venha a fazer essa libertação psicológica é bem-vindo”, disse.

A professora Maria Rosina Borges explicou que a oficina é parte do projeto A Flor da Pele, concebido pela artesã Terezinha Bevilaqua, e ensina técnicas de bordado. “O projeto visa fazer bonecas bordadas para entregar em orfanatos, em asilos de idosos e em hospitais com crianças internadas. É um trabalho voluntário”, afirmou.

Luciara Rodrigues Moreira, moradora do bairro Boca do Rio e com 61 anos de idade, aproveitou para se inscrever na oficina. “Gosto muito de bordados. Já comecei cursos, porém nunca terminei. Aqui é uma oportunidade para eu retomar esse hobby”, comentou.