Alerta Salvador capacita profissionais da Limpurb sobre violência contra a mulher

Profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participaram, nesta quarta-feira (25), de uma capacitação sobre a violência contra a mulher. A ação faz parte do Alerta Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O objetivo do projeto é capacitar servidores e demais profissionais do Município, além da população em geral, levando conhecimentos importantes sobre o tema na tentativa de erradicar a violência contra a mulher na cidade.

“Está de parabéns esse trabalho que a SPMJ vem fazendo, passando em várias pastas e em vários setores para trazer essa reflexão de enfrentamento à violência contra a mulher. É uma iniciativa muito importante e a Limpurb estará sempre de portas abertas para essa parceria”, afirmou o presidente Omar Gordilho.

No caso da capacitação ocorrida na Limpurb, além do foco na educação, as equipes treinaram os profissionais – a maioria homens – para que possam se tornar pontos focais, no intuito de identificar mulheres vítimas de violência e encaminhá-las para um dos centros de referência à mulher do município.

“Aqui na Limpurb, em especial, nós vamos constituir este segundo pilar do projeto, que é o de diagnóstico dos casos de violência. Então, vamos educar para que eles entendam como fazer um diagnóstico inicial e, primeiramente, promover o encaminhamento dessas mulheres para um dos centros de referência na Prefeitura”, explicou a diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira.

Ela acrescenta que nem sempre a primeira porta é a delegacia, porque há casos em que a mulher não está preparada para fazer a denúncia. “A partir dos três centros municipais de referência, a mulher tem um suporte de atendimento e, se for o caso, de acompanhamento até se sentir fortalecida o suficiente. Os equipamentos também realizam os encaminhamentos necessários para a rede referenciada, o que inclui a delegacia e demais órgãos relacionados, a exemplo da Defensoria Pública e Ministério Público, entre outros”, completou Fernanda.

Próxima ação – Nesta quinta-feira (26), às 9h, o projeto estará no Casarão 17, no Pelourinho, capacitando bares e restaurantes com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel), do Shopping Barra e da Amvox.

Desde o mês de março, o Alerta Salvador já capacitou os colaboradores de todas as dez Prefeituras-Bairro, profissionais do Morar Melhor, das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). As ações serão desenvolvidas até o final do ano, abrangendo, inclusive, colaboradores que atuam nas ilhas administradas por Salvador.

“Toda a porta de entrada da Prefeitura está tendo prioridade nas capacitações, porque uma das ações do programa é identificar e diagnosticar para que essa mulher saiba qual ponto da rede acessar de imediato para ter acolhimento”, afirmou a coordenadora de Políticas Temáticas da SPMJ, Juliana Guanaes.

Centros de Referência – O Município dispõe de três Centros de Referência e Atendimento ao Público Feminino: a Casa de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, situado na Cidade Baixa; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. O agendamento de atendimento pode ser feito por meio dos telefones (71) 3235-4268 (Loreta Valadares) e (71) 3611-5305 (Arlette Magalhães).