Logo Prefeitura de Salvador

Alerta Salvador promove palestra para colaboradoras da Limpurb

Colaboradoras da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participaram, na tarde desta quinta-feira (11), de uma palestra sobre como reconhecer sinais dos diversos tipos violência contra a mulher e de que modo procurar ajuda da rede de proteção ao público. A atividade, que ocorreu na terceirizada do orgão LimpCity, em Granjas Rurais Presidente Vargas, faz parte das ações realizadas através do programa Alerta Salvador, desenvolvido pela Secretaria de Política para às Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A palestra foi realizada pela técnica de Formação em Gênero, Raça e Direitos Humanos da SPMJ, Janildes Lima, e pela enfermeira do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), Aline Barreto. Durante a atividade, além de tirar dúvidas sobre os serviços prestados pelo município para proporcionar a garantia dos direitos femininos, as colaboradoras também receberam materiais educativos e preservativos.

Janildes Lima explicou que, em muitos casos, a intenção do agressor, ao praticar violência contra a mulher, é gerar dúvidas à vítima. Para ela, falar sobre o tema é essencial, de forma a evitar que a mulher continue em sofrimento e até mesmo que o caso resulte em feminicídio.

“A violência a contra a mulher acontece de forma muito tênue. A partir deste saber, a gente vem e discute com elas sobre as situações, mostrando que essas práticas não têm o caráter nem de proteger nem de cuidar delas. Por isso, estamos com o programa em toda a cidade, com a intenção de enfrentar e erradicar o problema”, afirmou.

Conscientização – Por meio do Alerta Salvador é realizado o trabalho de capacitação e informação durante todo ano. O trabalho também é intensificado em algumas datas emblemáticas para o enfrentamento a violência contra o público feminino, de forma a alcançar ainda mais soteropolitanos.

Este mês as ações do programa ocorrem em alusão a campanha Agosto Lilás e ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (25 de agosto). Nesta sexta-feira (12) a atividade chega até a empresa terceirizada JotaGê, às 15h. Na semana seguinte, no dia 18, a ação acontecerá na garagem da BF Ambiental. Já no dia 19 de agosto, a Limpurb levará a palestra para as ilhas.

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destacou que o conhecimento é um dos principais instrumentos para a erradicação da violência contra as mulheres. “Por isso, estamos levando mais uma vez esse projeto para as garagens das empresas que prestam serviço à Limpurb, que além de promover a valorização dos nossos profissionais, reforça que não se calar diante de qualquer situação de violência contra mulher deve ser um compromisso de todos”, comentou.

Rede de proteção – Em casos de violência, a mulher pode buscar ajuda social, psicológica ou jurídica especializada no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira; Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (Cramlv), nos Barris, e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. Além destas unidades, a mulher também pode contar com o suporte de informações do Fala Salvador, através do número 156.

Skip to content