A Unidade de Saúde da Família (USF) Alto da Terezinha, no Subúrbio, foi entregue pelo prefeito ACM Neto reformada e com equipes completas, ampliando a assistência aos moradores da região. A USF tem capacidade para atender 12 mil pessoas por mês, sendo cerca de 400 por dia através da atuação de três equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, compostas por três médicos generalistas, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, nove agentes comunitários de saúde, dois dentistas e dois auxiliares de saúde bucal.
O secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, afirmou que a expectativa é ampliar os serviços da unidade, colocando cinco equipes completas. “Vamos expandir ainda mais os serviços no próximo ano porque a comunidade cresceu mais rápido do que nossa estrutura. Precisamos ofertar ainda mais serviços de saúde para os moradores dessa região”, avaliou, lembrando que já foi identificado um terreno para viabilizar essa expansão.
O prefeito observou que esteve na unidade de saúde e testemunhou seu estado no início da gestão, quando solicitou ao secretário que a incluísse no cronograma de reformas da rede. “Como é possível pensar em saúde pública num local onde não se observava sequer condições de limpeza? Começamos a pagar dívidas do passado e não adianta pensar em recuperar a cidade sem recuperar a Prefeitura. É por conta desse esforço que podemos agora investir nas prioridades do município”, afirmou.
A unidade, entregue à população em 2009, apresentava problemas de infiltração, entre outros comprometimentos estruturais. Agora, totalmente reformada, equipada e mobiliada, ofertará com qualidade serviços nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Também serão oferecidos serviços como vacina, curativo, exames laboratoriais, vacinação animal, marcação de consultas, distribuição de medicamentos, entre outros. Além disso, diariamente serão realizadas cerca de 70 visitas domiciliares pelos agentes comunitários.