Alto do Coqueirinho tem iluminação pública modernizada em LED

Alto do Coqueirinho é a mais nova localidade de Salvador a ter a iluminação pública modernizada, por meio do programa Iluminando Nosso Bairro. A intervenção foi entregue nesta quinta-feira (29) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, e do diretor de Iluminação Pública (Dsip), Júnior Magalhães, durante ato simbólico que ocorreu na Rua da Palmeira.

O projeto para a nova iluminação pública na região contemplou 88 logradouros, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio, conhecidas por emitirem luminosidades alaranjadas, por 509 luminárias de LED. O investimento total foi de R$585 mil.

“É uma iniciativa que traz mais segurança para a comunidade, embeleza mais o bairro e é melhor para as pessoas que saem cedo de casa para trabalhar quando o dia ainda está amanhecendo e para quem sai à noite”, destacou Bruno Reis.

Na ocasião, ele anunciou a chegada do Iluminando Nosso Bairro em Itapuã, que ganhará 5 mil pontos de LED em mais de 500 ruas. No entorno, o programa já beneficiou localidades como São Cristóvão e Mussurunga.

Novo ambiente – Na prática, as novas lâmpadas proporcionam mais sustentabilidade ao meio ambiente, sendo 60% mais econômicas e possuindo maior vida útil e baixo custo de manutenção. Essa é a tecnologia mais moderna de iluminação e se sobressai com vantagens notórias sobre outros modelos, principalmente nos quesitos eficiência luminosa e energética, qualidade e durabilidade.

“Sem dúvida, o ambiente aqui no bairro agora está muito mais agradável. A gente pode sair de casa para fazer mercado, ir numa padaria ou até na praça que existe aqui no final de linha durante à noite com menos preocupação. Viver num ambiente escuro ou pouco iluminado, afinal, dá certo medo”, destacou a auxiliar de serviços gerais Maria Cecília Santos, 34 anos.

Balanço – Além de Alto do Coqueirinho, apenas neste ano, outras 11 localidades da capital baiana foram beneficiadas com o Iluminando Nosso Bairro. A iniciativa alcançou as Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, que ganharam total de 3.910 novos pontos de iluminação em LED, Campinas de Pirajá (843 pontos), Cosme de Farias (1.659) e Tancredo Neves (1.765).

“Seremos a primeira capital do Brasil que, com recursos próprios, estará substituindo toda a rede. Estamos 70% da nossa iluminação modernizada e vamos chegar ao final do ano com 100%”, afirmou Bruno Reis.