Alunos adolescentes de escolas municipais são vacinados contra Covid-19

A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), está realizando a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em escolas municipais, para alunos da rede entre 12 e 17 anos que ainda não começaram o ciclo vacinal. Iniciada nesta quarta-feira (6), a estratégia contemplou adolescentes como Nicolas da Silva Santos, de 12 anos, o primeiro a ser vacinado em uma escola da capital baiana.

Estudante do quinto ano da Escola Nova Brasília, em Pau da Lima, o jovem disse sentir a dupla sensação de alegria e proteção. Ele contou ainda que, além dos pais, mais oito irmãos já foram imunizados.

Ao todo, 319 escolas municipais serão contempladas de forma escalonada – são mais de 12 mil alunos adolescentes entre 12 e 17 anos, alunos da rede, que ainda não tomaram a primeira dose. Para ter acesso à vacina, é necessário ter o nome na lista da SMS e a autorização preenchida por escrito por pais, mães ou responsáveis, tanto nas escolas quanto nos postos.

“Além de aumentar a cobertura vacinal, essa iniciativa pode trazer uma maior tranquilidade aos pais e responsáveis que ainda relutam em mandar as crianças e adolescentes para a escola por receio de que os filhos possam contrair o vírus. As escolas já são ambientes seguros, porque seguem protocolos rigorosos e a vacinação traz ainda um importante reforço no combate e prevenção à Covid-19”, disse o secretário Marcelo Oliveira.

Para que pais, mães e/ou responsáveis possam vacinar seus filhos com segurança e comodidade, foi montada uma estrutura completa, desde o manejo do imunizante da Pfizer – liberado para este público – até o atendimento, seguindo os protocolos de enfrentamento ao coronavírus.

“Apelamos aos pais, mães e responsáveis, que não deixem de vacinar seus filhos. Estamos buscando o máximo de segurança para nossa população e fazendo tudo que nos é possível, criando estratégias, fazendo busca ativa, informando e conclamando a população para compreenderem a importância de vacinar seus filhos o quanto antes. São muitos os esforços em um trabalho contínuo, mas, para conseguirmos êxito, são necessárias compreensão e ação coletiva”, alertou Leo Prates.