Alunos da rede municipal de ensino participam de circuito de judô

Alunos da rede municipal de ensino de Salvador vão participar do Circuito Kids de Judô, que acontece neste domingo (25), a partir das 8h, na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas. Os estudantes fazem parte do projeto Judô nas Escolas, idealizado pelo professor e ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô, Maicon França, que trouxe a iniciativa para a rede em março deste ano.

Na ocasião, 50 alunos, de 8 a 13 anos, terão a oportunidade de conhecer uma estrutura de evento olímpico, com salas de aula e professores de referência no judô. “Neste evento eles terão uma vivência diferente, em um ginásio climatizado, conhecendo alunos de outras escolas públicas e privadas da Bahia. Na ocasião, vão poder criar outras amizades, e os pais e professores também criarão uma vivência. É a nossa forma de trazer a família para dentro da escola”, diz França.

O professor conta que viu no judô um caminho para oferecer uma mudança de vida aos alunos, com a possibilidade de vislumbrar uma carreira, seja como atleta ou em outra profissão, tendo assim um futuro melhor. “Eu saí de um projeto social, tive a oportunidade de conhecer o mundo e percebi a importância de utilizar o esporte nas escolas. Fui observando como fazer um projeto que desse certo, então unimos educação formal da escola e levamos o judô como disciplina extra”.

Projeto – O Judô nas Escolas ocorre inicialmente em duas instituições: na Escola Municipal Ministro Carlos Santana, em Cajazeiras, e na Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. Ainda este ano, o projeto terá início na Escola Municipal de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Cada escola atende até 125 alunos, divididos em cinco turmas, sempre no contraturno das atividades escolares.

A microempreendedora individual Tamires Sampaio é mãe de Alana, de nove anos. Ela conta que a iniciativa foi a melhor coisa que aconteceu para a criança, que é aluna do 4º ano da Escola Carlos Santana. Isso porque a modalidade tem sido fundamental para a disciplina da estudante, que vem evoluindo bastante no esporte.

“Ela ama e faz de tudo para não faltar. Desde o início de setembro não esconde a ansiedade em participar dessa competição, fala o tempo todo que é algo grande e que o professor falou tão bem do lugar, que é grande, bonito, até eu estou na expectativa”, revela.

Criado: 22 Setembro 2022