Alunos da rede municipal de ensino visitam o Hub Salvador

Nesta sexta-feira (3), o Hub Salvador, localizado no Comércio, recebeu a visita de alunos das escolas municipais Clériston Andrade, em São Marcos, e Manoel Barradas, em Ilha Amarela. A iniciativa faz parte do programa + Conhecimento e Inovação Social, uma parceria entre as secretarias de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Educação (Smed) que visa estimular os jovens a conhecerem os diversos equipamentos do ecossistema de inovação, despertando o interesse dos estudantes pela área.

“As crianças e os jovens têm gostado muito da atividade, e isso tem demonstrado que estamos no caminho certo, nessa tentativa de aproximar os jovens dos equipamentos de inovação da cidade e de proporcionar discussões sobre inovação e empreendedorismo, abrindo a mente para futuras profissões. É importante levar este tipo de conhecimento a esses jovens que não teriam oportunidade de acesso a este tipo de conhecimento na grade curricular normal”, declarou o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban.

A coordenadora da Escola Municipal Clériston Andrade, Odália Miranda afirmou que a visita ao Hub Salvador é importante para os alunos. “Achei interessante a visita para eles enquanto estudantes, para que possam definir o futuro deles e incentivá-los na busca do que eles querem para o futuro”.

Aluna do 9º ano, Angélica da Paixão, de 14 anos, achou a visita divertida e interessante. “Estava ansiosa para conhecer o Hub. O espaço é bem diferenciado e gostei. Espero no futuro trabalhar com inovação”.

Dinâmica – Criado em agosto de 2021, o programa  + Conhecimento e Inovação Social é realizado em parceria com demais órgãos municipais e possui duas grandes linhas de ação, sendo uma delas a visitação aos equipamentos que compõem o chamado Ecossistema Municipal de Inovação. A outra vertente é a formação e capacitação, visando a empregabilidade e empreendedorismo em profissões de futuro.

Até abril deste ano, a ação levou mais de 800 estudantes do ensino público municipal a conhecer os espaços de inovação Hub Salvador, Colabore e Centro de Convenções de Salvador. As atividades envolvem dinâmicas junto a startups e empreendedores, visitas a ambientes de incubadora de empresas e de coworking e até estabelecer uma relação direta com a cadeia produtiva de games. Dentro da formação profissional estão os cursos para utilização da plataforma no-code, que não necessitam de conhecimento prévio em programação.