Logo Prefeitura de Salvador

Alunos da rede municipal participam de desfile da primavera em Pituaçu

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Maria, de Ondina, e da Escola Municipal Piratini (Pituaçu) participaram do desfile que abre a 6º edição do Festival Alternativo Pituaçu 2022. Trazendo o tema “Florescendo na resistência”, a caminhada aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), pelas ruas do bairro, com destino ao Parque Metropolitano da região. 

No local, os alunos, pais, professores, apoiadores e moradores da comunidade puderam assistir a apresentações temáticas, além de realizar o plantio de mudas, ato que faz menção à preservação ambiental do espaço público. Os alunos realizaram ainda um abraço coletivo ao redor da lagoa que banha a região, simbolizando o cuidado com a natureza. 

De acordo com Ana Claudia Neves, diretora do Cmei, a participação dos alunos no desfile é uma forma de inseri-los socialmente, valorizar a arte e a cultura comunitária, além de celebrar a chegada da primavera. A intenção é também a de incentivar a participação das crianças em questões socioambientais. 

“É muito bom poder ver as nossas crianças tão felizes. Esse desfile não só comemora a chegada da primavera, mas também fomenta a cultura do bairro. Aqui temos pais, apoiadores, moradores da comunidade que chegam em suas janelas para ver o desfile passar. É muito satisfatório”, explicou a gestora. 

Conscientização – Ana conta ainda que o resgate, cuidado e valorização do bairro é um papel de todos, por isso, o desfile também chama a atenção dos moradores para a preservação do Parque Metropolitano de Pituaçu. “O parque vem sendo reduzido por conta da construção de imóveis na região, então queremos também alertar para esta causa e fazer com que os moradores entendam que essa luta é de todos. 

Para Valquíria Santos, conhecida como Dona Bal, vendedora de acarajé e moradora do local há 40 anos, o desfile traz alegria e cor para as ruas. “É muito bom ver a criançada assim passando pela nossa porta. Isso nos traz alegria e nos faz lembrar do renascimento do significado da primavera”, contou.

Criado: 23 Setembro 2022

Skip to content