Logo Prefeitura de Salvador

Alunos de escolas municipais visitam Hub Salvador

Com o objetivo de conectar estudantes das escolas municipais de Salvador, através do programa + Conhecimento e Inovação Social, 60 alunos das escolas Campinas de Pirajá e Pirajá da Silva visitaram o Hub Salvador, nesta sexta-feira (25). Na primeira edição do ano, o projeto realizado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), promove um maior contato dos jovens com o equipamento, apresentando o ecossistema de startups e dialogando sobre o campo da tecnologia e da inovação. 

O programa, iniciado em 2021, já realizou dez encontros com estudantes da rede municipal de ensino, reunindo um total de 400 alunos em visitas ao local, desde então.  Este ano, a expectativa é que mais de mil jovens visitem o Hub Salvador. De acordo com o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, o programa + Conhecimento e Inovação Social tem como objetivo dinamizar os espaços de tecnologia e inovação, além de conectar estudantes a empresas tecnológicas da cidade, fomentando a criação de novas ideias. 

“É uma ação que aproxima os jovens das escolas municipais dos espaços de inovação e tecnologia da nossa cidade. É preciso que os alunos conheçam e tenham a sensação de pertencimento porque esses equipamentos foram feitos para conectar pessoas, através de ideias criativas e soluções. As mudanças tecnológicas estão acontecendo de uma forma muito rápida, novas profissões estão surgindo, e é preciso oferecer oportunidades para esses, que são futuros profissionais”, afirmou Gaban. 

Novas perspectivas – A técnica da Coordenadoria de Formação Pedagógica da Smed, Isabela Cavalcante, disse que o foco do programa é dar esperança, estimulando a curiosidade e gerando grandes expectativas. “Nesse ambiente, onde eles acessam outros espaços, são lançadas sementes que trazem perspectivas para o futuro. A tecnologia e a inovação estão muito presentes na vida desses jovens, então eles se conectam facilmente com os assuntos. Ações como essas apontam que é possível alçar novos horizontes”, avaliou.  

Estudante do 9° ano da Escola Municipal Campinas de Pirajá, Jessica Silva dos Santos, de 15 anos, disse que antes da visita não tinha conhecimento do Hub. “Não sabia que existia um espaço tão legal em Salvador. Conhecer esse lugar está sendo uma experiência muito boa. Com certeza, é uma oportunidade de ampliar o campo de ideias e pensar no futuro de forma diferente. Entendemos que novas profissões estão surgindo e já é tempo de parar e pensar sobre isso”. 

Com 14 anos, o estudante Tiago Santos falou que o universo da tecnologia é algo que o encanta. “Eu gosto muito de jogar. Tenho curiosidade e ideias bacanas relacionadas a sistemas de computação. O dia está sendo muito especial, porque há um contato com aquilo que realmente gosto e me interesso. As expectativas são as melhores possíveis”, revelou.

Skip to content