Alunos do Pronatec Copa recebem certificados de cursos profissionalizantes

Cerca de 500 alunos receberam, nesta sexta-feira (29), os certificados dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Copa). A cerimônia foi realizada no Instituto Federal da Bahia (Ifba), no Barbalho, e reuniu também autoridades e representantes de entidades parceiras da iniciativa.

PRONATECCOPA0212

Um dos participantes do curso de Garçon, Jailson Santos, de 25 anos, conta que já trabalhava na área como autônomo, mas que decidiu fazer o curso para aperfeiçoamento na função. “Foi bem fácil. Consegui fazer a inscrição pela internet, fui chamado e passei a frequentar as aulas”, conta. Após três meses, o resultado e um sorriso estampado no rosto: pela primeira vez atuava como garçom após a qualificação, como contratado do Serviço Nacional do Comércio (Senac-BA).

Presente no evento, o secretário Nacional de Turismo, Fábio Mota, ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo para qualificação profissional de mão-de-obra, assim como a realização das melhorias na infraestrutura turística, a exemplo das obras de requalificação da Orla, da Praça Cayru (no Comércio) e o Mercado de Itapuã.

“Este ano, assinamos um convênio em que a Prefeitura foi credenciada como demandante do Ministério do Turismo. Hoje, estamos vendo o início desse resultado, com a formatura desses alunos e com as intervenções em infraestrutura. Parabenizo a administração municipal pela celeridade nas ações e vamos continuar fazendo muito mais no próximo ano, aproveitando a importância do legado que a Copa pode trazer para o turismo na cidade”, completou Mota.

Ao lado do pró-reitor do Ifba, Carlos Bruni, a superintendente de Educação Profissional do Senac-BA, Liane Brandão, salientou que a cidade passa a ganhar mais profissionais competentes e seguros, e demonstrou felicidade com a parceria para realização dos cursos. “Chamo a atenção de todos que procurem o banco de oportunidades, pois essa é a oportunidade de todos”, destacou.

O investimento no setor de turismo e serviços é a saída apontada pelo prefeito ACM Neto, para que Salvador consiga sair da posição de capital brasileira com o maior número de desempregados. “Por isso, criamos o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), que funcionará no JJ Center, na Baixa dos Sapateiros, e que servirá como formação empreendedora e de formalização do comércio. Cada um dos alunos formados pelo Pronatec Copa, por exemplo, já saem membros do CEM, com cartão contendo nome e número de identificação para participar dessa iniciativa”, explicou. Ele também anunciou que, para o próximo ano, serão oferecidas mais 2,8 mil vagas pelo Pronatec Copa.

Números – Dados do Ministério do Turismo (Mtur) revelaram que Salvador é a primeira colocada entre as cidades-sede do Norte/Nordeste em alunos matriculados Pronatec- Copa. No total, 1,2 mil alunos estão em cursos profissionalizantes nas áreas de organizador de eventos, recepcionistas, camareiras de meio de hospedagem e garçom oferecidos por intermédio da Sedes. No ranking nacional, Salvador só perde para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.