Alunos e professores da rede municipal recebem tablets e chromebooks

Os alunos e professores da rede municipal de Salvador dão mais um passo para a educação através da tecnologia, com a entrega de 106 mil tablets para os estudantes do 1º ao 9º ano das escolas municipais, e mais oito mil chromebooks que serão distribuídos para o corpo docente. A cerimônia simbólica que marcou a iniciativa foi realizada nesta segunda-feira (19), no Subúrbio 360, em Coutos, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário da Smed, Marcelo Oliveira, e demais autoridades.

A iniciativa faz parte do Programa Educação Digital e, de acordo com o prefeito, a ação é considerada um marco revolucionário da atual gestão. “O Programa de Educação Digital vai muito além da implantação e entrega de computadores para alunos e professores. É a inclusão digital da rede, onde ensinaremos letramento, aprendizado via games, produção de games. Tenho certeza que esse programa nos fará disputar com outras capitais a melhor Educação do país”, declarou.

“Essa iniciativa é um grande esforço da Prefeitura. É a educação que permite a verdadeira inclusão, que garante a justiça social. Então é preciso formar esse pacto, garantindo a presença dos alunos na escola. Dessa forma, nossas crianças vão poder disputar o mercado de trabalho com outras do mundo inteiro”, concluiu o chefe do Executivo.

Com investimentos de aproximadamente R$90 milhões na compra dos equipamentos, a Smed pretende melhorar as condições de aprendizagem dos estudantes, fortalecer a política de educação integral com mediação tecnológica, agilizar o processo de correção de avaliações externas e tornar mais eficientes os processos de gestão administrativa e pedagógica da rede municipal de ensino.

Funcionamento – O Educação Digital visa ampliar a conectividade dos alunos, reduzir a infrequência, o abandono escolar e melhorar o rendimento. O dispositivo eletrônico terá um pacote de dados atualizado mensalmente.

“Com o tablet, poderemos levar o aprendizado para além da sala de aula, sendo uma ferramenta para gerenciar e distribuir os estudos de forma prática, com banco de dados possibilitando o acompanhamento on-line dos assuntos e atividades. Isso será realizado em forma de game (jogo) e, com isso, poderemos acompanhar o desempenho de todos os alunos do Fundamental I e II”, declarou Marcelo Oliveira.

O titular da Smed reforçou ainda que o novo sistema será integrado à toda a rede, controlando a performance, registros, histórico escolar, matrícula e cadastro dos alunos, além de distribuição de vagas por georreferenciamento, sendo que alguns itens, como a matrícula, já terão início este ano. “Assim, as tarefas deixam de ser aquele assunto chato passando a ser algo lúdico e de fácil aprendizado. Tudo sob acompanhamento constante dos professores “, explica.

Conforme a diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles, os equipamentos ficarão sob a responsabilidade dos familiares. “É uma ferramenta que vai ajudar na recomposição da aprendizagem dos alunos, seja no contraturno, que poderá ser na própria escola ou na residência. Nossos estudantes terão a oportunidade de fortalecer os estudos com jogos pedagógicos que exigirão mais conhecimento, concentração e mais habilidade nesse processo”.

Alana dos Santos, de 11 anos, se diz bastante empolgada com as propostas apresentadas. “Estou muito feliz. Acho que a partir de agora as aulas vão avançar bastante, além de ser muito divertido e interativo”.

A vice-diretora da Escolab 360, Cintia Bittencourt, ressalta a importância do avanço ocorrido a partir da aquisição dos chromebooks e da disponibilização dos tablets para os alunos. “É importante para garantir acesso aos programas, facilitando o trabalho diário junto aos alunos. A iniciativa vai enriquecer nosso trabalho no dia a dia. É um verdadeiro salto de qualidade, com cada vez mais investimentos e avanços para a rede de ensino”.

A distribuição dos tablets seguirá um cronograma indicando as escolas que receberão os equipamentos. Será necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável para assinar o recebimento.

Criado: 19 Setembro 2022