Ambulantes chegam a dobrar faturamento com vendas no Festival Virada Salvador

Mais que um evento de entretenimento, o Festival Virada Salvador tem a capacidade de movimentar a economia local. O comércio informal, por exemplo, é um dos segmentos beneficiados com os festejos. Vendedores ambulantes que atuam na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, chegam a registar o dobro do faturamento das vendas em relação ao dia a dia, o que tem garantido uma renda extra neste final de ano.

É o caso da pipoqueira Mônica Ferreira, 40 anos, que atua na profissão há duas décadas. Com um carrinho localizado perto de uma das rodas-gigantes, ela comemorou a contabilidade dos dois primeiros dias de festival. “As vendas têm melhorado progressivamente. Com as atrações melhores desta edição, o público tem descido em peso para assistir os shows”, avalia.

Mônica conta que tem conseguido faturar entre R$800 a R$1 mil por dia. “É meu primeiro ano de réveillon. Em dias normais, comercializo entre R$300 a R$400. Ou seja, uma festa dessa proporciona ganho de duas a três vezes mais do fluxo de caixa”, acrescenta ela. No local, o público encontra pipoca doce, salgada e até colorida. Os valores variam entre R$5, R$8 e R$10, a depender do tamanho da embalagem. A forma de pagamento aceita é dinheiro, cartão e Pix.

Ambulante há apenas seis meses, Bárbara Cristina Barbosa, 30, posicionou seu estande de doces, balas e chicletes antes da primeira atração subir no palco da Arena Daniela Mercury. Ela também chega a registrar o dobro da renda com os festejos. “A gente esperava demais o retorno de uma festa desse porte nesse final de ano. Representa o nosso 13º salário, sem dúvidas”, comemorou ela, que chega a contabilizar R$1,2 mil diariamente.Presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes de Salvador (Assidivam), Rosimario Lopes comemorou o retorno do Festival Virada Salvador após dois anos de pandemia. “O comércio de rua representa uma fatia muito grande da nossa economia e precisava desse estímulo. São centenas de ambulantes que estão tendo essa oportunidade de aumentar a renda. O retorno que temos recebido é que o resultado tem sido muito positivo. Muitos pais e mães de família estão tendo a oportunidade de levar o sustento para casa”, pontua.

Criado: 30 Dezembro 2022