Ambulantes de souvenirs do Jardim Zoológico receberão novos coletes

Os ambulantes de souvenirs que atuam nas imediações do Jardim Zoológico, em Ondina, serão os próximos contemplados com novos coletes padronizados de trabalho. A iniciativa faz parte da ação de ordenamento dos profissionais, promovida pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que já foi realizada nas áreas do Mercado Modelo, Praça Cayru, Terreiro de Jesus e Pelourinho.

Ainda este mês de julho, os fiscais farão o levantamento dos ambulantes que atuam no local e informarão sobre a necessidade da atualização cadastral e retirada dos coletes padronizados. Para a retirada do material, é necessário que os vendedores compareçam à sede da Semop na Rua 28 de Fevereiro, 22, Baixa dos Sapateiros, das 8 às 17h, munidos da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão negativa, comprovando que não possui dívidas com o Município.

Iniciativa – O sistema de ordenamento por coletes realizado pela Semop adotou numeração para os profissionais, além do sistema de cores para cada área de atuação. O azul foi utilizado para a área da Praça Municipal; o laranja para a Praça Cayru; o amarelo para as laterais e fundo do Mercado Modelo; e vermelho para a área do Pelourinho e Terreiro de Jesus. A iniciativa visa facilitar o trabalho dos ambulantes, além da fiscalização da atividade pela Semop.

O órgão alerta que são realizados, diariamente, fiscalizações em pontos estratégicos para evitar a entrada de ambulantes irregulares nas regiões. Quem for flagrado atuando sem licença poderá ter a mercadoria apreendida e, no caso dos vendedores que atuarem em outra área que não seja a de origem, poderão ter a licença suspensa.