Ambulantes recebem kits para atuação durante Copa em Salvador

A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) prossegue até esta terça-feira (10) com a entrega dos kits aos ambulantes que vão trabalhar no entorno da Arena Fonte Nova e no Fifa Fan Fest, no Farol da Barra. Ao todo 476 profissionais, equipados com isopor, sombreiro, colete e boné entregues pela Ambev, uma das empresas patrocinadoras da competição, vão ocupar os pontos determinados pela Semop, sendo 378 na área onde acontecerão os jogos e 98 no bairro da Barra, palco da Fan Fest.

ambulantes

Durante a entrega do material, iniciado nesta segunda-feira (9), os trabalhadores informais assistem a palestras proferidas pelo gerente de marketing da Ambev, Frederico Rebouças, e da coordenadora da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE-BA), Graça Porto. Na ocasião, foram abordados temas como consumo responsável, limites, materiais permitidos e sobre os pontos de apoio que serão disponibilizados no entorno para os trabalhadores.

Além disso, foi ressaltada a importância do combate ao trabalho infantil e prevenção, como parte de uma ação do Comitê de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos. Durante o período da Copa do Mundo, os ambulantes podem deixar seus filhos nos centros de convivência da Prefeitura. As palestras tiveram duração de 40 minutos, divididas em duas turmas, e a participação é obrigatória para o recebimento do material.

No entorno do estádio, os ambulantes ficarão locados em três áreas. A primeira compreende desde a Ladeira do Pepino até o trecho em frente à lanchonete Habib’s. A segunda fica na Rua Djalma Dutra e Ladeira da Fonte das Pedras, e a terceira área entre a Rua Santa Clara (Convento) e a Praça Carneiro Ribeiro, em Nazaré. Só será possível trabalhar com o material entregue pelo patrocinador e quem desrespeitar a portaria terá o material apreendido.

Semop na Copa – Durante a Copa do Mundo 2014, a Semop estará com esquema especial. Agentes da autarquia vão compor o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que monitorará através de câmeras as atividades dos comerciantes informais, problemas na iluminação pública, uso irregular do espaço público, e outras ações que necessitem da presença de agentes do órgão.

Duas equipes da secretaria estarão encarregadas do Setor de Proteção às Marcas, acompanhando a Fifa, Secopa e Ecopa na fiscalização da área interna da Arena. Outras cinco equipes em uma operação integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Sucom vão agir dentro e fora da arena para coibir qualquer eventualidade referente a uso de marca.

Outras duas equipes da Semop ficarão encarregadas do comércio informal nos bairros de Nazaré e Barra, com dois postos móveis e barreiras em pontos estratégicos para evitar a entrada de ambulantes não-credenciados, além de três patrulhas volantes para retirada de comerciantes de locais irreglares. No total, 126 fiscais farão o trabalho no entorno da Fonte Nova, com apoio de 40 guardas municipais divididos em escala. Na área da Fan Fest, 90 fiscais e 32 guardas municipais vão coibir possíveis ações irregulares praticadas por ambulantes.

A Salvamar também vai trabalhar com 23 salvavidas durante os jogos, dando apoio ao Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros no Dique do Tororó e também no Porto e Farol da Barra. Já o setor de Iluminação Pública vai trabalhar em regime de plantão, com 30 servidores a postos.

Os demais serviços do município serão mantidos durante a Copa do Mundo, como os licenciamentos, vistorias, liberações e fiscalizações, além dos demais eventos como as festividades de Santo Antônio, São João e Dois de Julho.