Ambulatório Especializado para Tratamento do HTLV inicia atividades

Um novo centro especializado, para tratamento do vírus HTLV, foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador, nesta quinta-feira (7). O ambulatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) funciona no 3º andar do Multicentro Carlos Gomes, no Centro, para atendimento e tratamento integral de 67 portadores da doença.

Dentre os serviços oferecidos estão a testagem e aconselhamento, coleta de exames laboratoriais de rotina, consultas médicas especializadas e acompanhamento com equipe interdisciplinar, composta por médicos infectologistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Além disso, são realizadas atividades de educação e comunicação em saúde, bem como dispensação de medicamentos para tratamento de doenças relacionadas ao vírus. Os pacientes atendidos são oriundos de postos da rede de atenção primária, ou centros especializados.

O titular da SMS, Décio Martins, afirmou que a implantação do ambulatório tem como objetivo ampliar os serviços de atenção especializada do município. “O novo centro proporciona mais conforto e acesso aos pacientes. Nesse equipamento, as pessoas serão submetidas a testagem, dando encaminhamento clínico e médico, com o devido tratamento, para que possam ter uma vida saudável”, explicou.

No Multicentro Carlos Gomes já funcionava o Ambulatório de Hepatites Virais e Doença Falciforme. A coordenadora da Atenção Especializada à Saúde da SMS, Flora Oliveira, ressaltou a necessidade de incorporar o atendimento a pacientes com o HTLV. “O espaço foi otimizado e estruturado para ofertar o atendimento às pessoas com vírus, proporcionando uma resposta efetiva e o cuidado integral do paciente.”

Usuária dos serviços da unidade, a presidente da Associação HTLVida, Nivânia Pereira, destacou a luta para dar visibilidade à doença e a importância da implantação do ambulatório. “É um equipamento de grande valia, que faz parte de uma batalha pela dignidade das pessoas que vivem com HTLV. Nossa luta para aumentar o acesso ao tratamento e diagnóstico é gigante. A demanda de pessoas infectadas é muito grande, por isso, a implantação do ambulatório diminui o fluxo de atendimento e filas de espera em outros locais, dando mais assistência e qualidade de vida para essas pessoas”.