Aplicativos auxiliam dia a dia dos usuários de ônibus durante pandemia

Para facilitar a rotina do usuário de transporte público em Salvador, principalmente neste período de pandemia, a Prefeitura disponibiliza duas ferramentas que são práticas, rápidas e seguras: o aplicativo CittaMobi, que é utilizado para acompanhar os horários dos ônibus, e o app Kim, no qual os usuários do SalvadorCard podem efetuar a recarga do cartão. Ambos apps são gratuitos e podem ser baixados por meio da AppStore (sistema iOS) e Google Play (sistema Android).

O app Kim, criado em 2017, foi desenvolvido para evitar filas e possibilita ao passageiro fazer a recarga do SalvadorCard em qualquer lugar, diretamente do celular, tablet ou computador. A medida resulta em economia de tempo e dinheiro com o deslocamento até um posto físico.

O usuário pode recarregar o cartão normalmente, sem que seja cobrada alguma taxa. Para usar o programa, o cidadão precisa fazer um cadastro com e-mail e senha e, depois, cadastrar o cartão. Para a recarga é possível colocar créditos entre R$10 e R$200.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, transferência bancária, depósito ou boleto. Os créditos ficam disponíveis logo após a compensação. No aplicativo também é possível revalidar o cartão para estudantes e consultar saldo estimado.

Já o CittaMobi foi lançado em 2015 para ajudar os cidadãos no dia a dia, apresentando rotas e linhas de ônibus em horários de tempo real, trazendo mais comodidade e conveniência para o usuário. Ou seja, a pessoa pode acessar o aplicativo antes de ir a um ponto de ônibus e verificar o horário que a linha desejada vai passar por ali, evitando assim ficar além do tempo necessário à espera do ônibus.

“Com o agravamento da pandemia, devemos redobrar os cuidados. Os aplicativos facilitam bastante no sentido de que não precisamos fazer um deslocamento desnecessário. Ou seja, com o Kim, o usuário pode recarregar seus cartões de forma rápida e prática, sem necessidade de utilizar o dinheiro físico, que pode ser uma fonte de transmissão do vírus. Além disso, o CittaMobi permite que o usuário confira o tempo de espera dos ônibus, sem a necessidade de ficar no ponto aguardando por muito tempo”, destaca o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

Comodidade no dia a dia – O estudante Vinicius Cerqueira, de 22 anos, usa os dois apps há mais de três anos. “No Kim faço as recargas e revalidação do cartão estudantil todo ano. Assim, evito aquelas filas longas que sempre tem nos pontos de atendimento, ainda mais agora que o app está sem taxa para recarregar, ficou bem melhor. Já o CittaMobi se tornou essencial para mim, não saio de casa sem olhar o app”, conta.

Também estudante, Jefferson Gonçalves, de 26 anos, utiliza o app CittaMobi há um ano e meio e afirma que a ferramenta ajuda bastante a saber o horário em que o ônibus passará no local. “Eu via muita gente falando sobre ele e resolvi instalar. Logo que passei a usar, gastei menos tempo no ponto esperando ônibus. Agora consigo rastrear e saber o horário que o veículo passa”, diz.