Aposentados e pensionistas do Município participam do Outubro Rosa

Aposentados e pensionistas do município vão participar de uma ação em alusão ao Outubro Rosa, no próximo dia 19. O encontro será às 9h, no Parque da Cidade, no Itaigara, com o tema “Outubro Rosa: A prevenção cura”.

O evento foi desenvolvido pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) e pretende chamar a atenção dos segurados para a importância dos cuidados preventivos. Para isso, um profissional de saúde levará orientações importantes sobre a realização de exames periódicos.

Também serão distribuídos materiais informativos, com a indicação de lugares onde é possível fazer a mamografia. Em seguida, haverá a soltura de balões rosas, simbolizando o tema do mês e um piquenique, como encerramento do evento.

“A nossa pauta trabalhará importância de fazer a prevenção, porque ela cura. Vivemos em um período pós-pandemia, em que muitas pessoas, para preservar a vida, deixaram de fazer outros tipos de exames, que são fundamentais. É importante alertar para a retomada, pois as chances de recuperação, quando o diagnóstico é precoce, são muito grandes”, afirma a assistente social do Fumpres, Daniela Amaral.

Vínculos – A ação faz parte do projeto Viva a Vida, desenvolvido pelo Fumpres com o objetivo de promover diálogos, atividades, serviços socioassistenciais e o fortalecimento de vínculos. Os encontros são quinzenais e envolvem a participação de uma média de 25 pessoas, a maioria mulheres, em rodas de conversa, exercícios e atividades lúdicas.

Em outubro do ano passado, cerca de 30 segurados se encontraram no Mercado São Miguel para a realização de atividades físicas e discussão sobre a temática. Na ocasião, além da roda de conversa, houve uma apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, distribuição de brindes e de materiais educativos.

“Os encontros são fortalecedores em diversos aspectos. Nós trabalhamos temas diferentes em cada um deles e realizamos um estímulo à mente. Algumas pessoas passaram por alguma perda, ou estão fazendo algum tipo de tratamento de saúde e só o fato de estar juntos é enriquecedor”.

Criado: 11 Outubro 2022