Logo Prefeitura de Salvador

Apreensão de bebidas na Copa do Mundo supera três mil unidades

O combate à comercialização irregular de bebidas durante a Copa do Mundo de Futebol, principalmente no atacado, resultou na apreensão de 307 caixas, que somam 3.144 unidades, entre latas de cerveja, refrigerante e garrafas de água. O balanço é da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e corresponde à fiscalização realizada na sexta-feira (13).

Na Avenida Vasco da Gama, área de restrição comercial da Copa, o Bar Canarinho comercializava bebidas de marcas não patrocinadoras do evento e teve 1.236 garrafas de água e 1.080 latas de refrigerante apreendidas. O responsável foi autuado. Já na Rua Marquês de Leão, na Barra, um depósito irregular localizado num condomínio residencial teve 69 caixas de cerveja, com 828 latas no total, apreendidas pela fiscalização. O responsável também recebeu multa.

Outras ações – Desde o início da Copa do Mundo, a Sucom já contabilizou a emissão de 35 notificações, sete autos de infração, quatro embargos e uma interdição para publicidades sem licença, obras irregulares e atividades comerciais sem alvará expedido pelo órgão. Três equipamentos de som de veículos particulares também foram apreendidos por emitirem ruído acima do permitido em lei, causando poluição sonora.

Na Ladeira da Fonte das Pedras, em Nazaré, fiscais da autarquia apreenderam na sexta-feira (13) 269 chapéus que utilizam ilegalmente as marcas oficiais da Fifa. A comercialização do produto estava sendo realizada em frente ao Portão 01 da Arena Fonte Nova. Já no dia 12 de junho, durante uma vistoria no entorno do Farol da Barra, os agentes flagraram a distribuição irregular de 300 panfletos divulgando um show em Salvador. As peças publicitárias não eram licenciadas e nem tinham autorização para serem divulgadas na área de restrição da Fan Fest. 

As ações da autarquia acontecem no entorno da Arena Fonte Nova, nos bairros do Imbuí e Plataforma, que tem telões exibindo as partidas, como também na Barra, onde ocorre a Fan Fest. As rotas protocolares – localidades da capital baiana por onde passam as delegações – também são vistoriadas. Nesses locais, apenas a publicidade dos patrocinadores da competição poderá ser exibida.

Skip to content