Logo Prefeitura de Salvador

Apresentação da Osba encanta crianças do Cmei Amaralina

Crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amaralina, situado no bairro homônimo, tiveram uma tarde especial nesta segunda-feira (31). A turma pode assistir à apresentação da Camerata Quadro Solar, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A apresentação dos músicos contou com os instrumentos flauta transversal, violino e violoncelo. 

A estudante Aila do Carmo Santos, 6 anos, afirmou que se surpreendeu com a apresentação. “Amei a apresentação e gosto muito de música. Nunca tinha visto esses instrumentos. Quero aprender a tocar algum deles”, afirmou. 

A apresentação contou com “A Primavera”, do concerto “As Quatro Estações”, do compositor Antonio Vivaldi, passou pelo choro “Odeon” de Ernesto Nazaré e ainda teve dez cantigas de roda a exemplo de “Se Essa Rua Fosse Minha”. O show envolveu também toda a comunidade escolar. 

Para Viviane Barbosa dos Santos, mãe do pequeno Fabiano Bernardo, 4 anos, o momento vivido pelos pequenos hoje vai possibilitar que eles descubram um mundo novo através da música. “Acho muito importante trazer essa vertente para as crianças de forma didática. É um mundo que eles não conhecem, não têm vivência. Se a gente fechar os olhos, conseguimos imaginar o que a música está querendo nos dizer. Essa percepção do lúdico, para as crianças, é linda”, afirmou. 

Aproximação – Além de tocar as canções, os músicos falaram para o público presente sobre os instrumentos e a composição da orquestra, além de trazer diversas curiosidades sobre a música clássica para as crianças. A flautista Andréa Bandeira explicou que o projeto se dedica a promover as apresentações, através de grupos menores da orquestra, para públicos variados. 

“Levamos esse projeto para espaços como escolas, asilos, hospitais e muitas vezes para pessoas que não conseguem ir ao teatro ver a orquestra. Nas escolas é super importante trazer o projeto porque é a oportunidade de as crianças conhecerem instrumentos que não estão acostumados a ver e escutar, ouvir um tipo de música que não é muito comum nas rádios e em casa. É muito gratificante”, detalhou. 

Estrutura – O Cmei Amaralina oferta ensino integral para 190 alunos do Grupo II ao Grupo V. A diretora da unidade escolar, Cristiane Barreto, explicou que o evento promovido hoje faz parte do projeto “Brasilidade”, desenvolvido pela escola, que busca apresentar aos alunos sonorização instrumental.  “A musicalidade é de extrema importância para educação infantil. As crianças precisam experienciar todo tipo de música e a clássica é importantíssima nesse processo”, pontuou.

Criado: 31 Outubro 2022

Skip to content