Área do evento-teste recebe ações de desinfecção nesta sexta (27)

Palco do Evento Teste Retomada Salvador, que vai apresentar os protocolos sanitários para retomada dos eventos na capital baiana, a área externa do Centro de Convenções Salvador (CCS), localizado na orla da Boca do Rio, passou por ação de desinfecção na manhã desta sexta-feira (27). A iniciativa, realizada pelo Comando Conjunto Bahia, das Forças Armadas, atende à exigência do decreto municipal, publicado na quarta-feira (25), e tem por finalidade reduzir a probabilidade de contaminação pelo coronavírus entre os frequentadores do evento.

De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a ação faz parte do protocolo de segurança e a ideia é que, a partir do evento-teste, este protocolo seja adaptado para eventos futuros. “Tudo será testado e avaliado para que, posteriormente, possa se fazer um protocolo gradual para a retomada”, destacou.

A desinfecção foi promovida por militares da Marinha do Brasil, com utilização do quaternário de amônia, que possui alta eficácia desinfetante e garante uma proteção de até 60 dias contra o coronavírus e outros agentes contaminantes.

A ação foi acompanhada pelo tenente Ribeiro, que destacou a importância da iniciativa para a garantia da segurança sanitária à população. “O Comando Conjunto Bahia vem realizando essas ações que já foram feitas em diversos órgãos e instituições, espaços públicos e pontos turísticos”, relatou.

Robô – Além de realizar o teste RT-PCR de todos os convidados e das pessoas que vão trabalhar à noite no evento-teste, a empresa TMS – Testes Moleculares também participou da ação de desinfecção pela manhã com o robô Théo. O equipamento utiliza uma luz UV-C (um tipo de lâmpada germicida), não tóxica, que promove a quebra do DNA do coronavírus no ambiente, e possui certificação e comprovação de eficácia com até 99,9% de inativação da contaminação viral.

O robô é comandado através de controle remoto por um técnico, e percorreu o palco e camarins pela manhã. O mesmo serviço será executado à noite, no intervalo das apresentações dos artistas. “Todas as pessoas que estão aqui conosco, convidados, fornecedores ou staff tem que ter o mesmo nível de segurança, então a ideia é que se faça isso para promover a segurança de todos”, disse o presidente da Saltur.

Edington salientou que a região do palco e camarins não terá acesso de jornalistas e convidados – apenas staff e artistas estarão nestes setores. Todos os presentes foram testados, vacinados com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e vão passar pelo processo de higienização que será feito a todo o momento no evento.

Fiscalização – A Prefeitura também tem promovido ações de vistoria e fiscalização para o Evento Teste Retomada Salvador, e que devem prosseguir durante o evento. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizaram vistorias no espaço e na estrutura montada no local. Na ocasião, foi verificado o aterramento, fundação, aspectos físicos das peças e condições de montagem e instalação do palco.

Durante a ação, os fiscais da Sedur também alertaram a produção do evento sobre a importância de cumprir as regras contra coronavírus, que prevê a aferição de temperatura, distanciamento social e o número máximo de pessoas por lounge. Hoje à noite, equipes do órgão estarão no local para fiscalizar o cumprimento dos protocolos.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) dará o apoio logístico necessário para garantir o ordenamento do trânsito durante a realização do evento-teste hoje à noite. Os agentes de trânsito estarão presentes ao longo da entrada do Centro de Convenções, na altura da Boca do Rio, desde a abertura dos portões até o final do evento, para evitar que veículos não autorizados estacionem no local a fim de assistir os shows do lado de fora.

O trânsito na Avenida Octávio Mangabeira não sofrerá alterações. No entanto, o acesso de veículos à via que fica atrás do Centro de Convenções será interditado por blocos de concreto. Não haverá alterações na frota e itinerário do transporte coletivo.

Desde a quinta-feira (26), agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuam no entorno do Centro de Convenções de Salvador na fiscalização e ordenamento da região, coibindo a instalação de ambulantes no local. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar em apoio às atividades municipais de fiscalização.

Realização – O Evento Teste Retomada Salvador é uma realização das entidades do setor de eventos, com a organização da Zum Brazil Eventos e conta com apoio da Sympla, Amvox, Food Team, Elite, TMs -Testes Moleculares, Unike Tecnologia, Luzbel, ZigPay, ITS Brasil, NS Geradores, GMF Arquitetos, TRIO  RG, Uranus, Shopping da Bahia,Comando Conjunto Bahia – Operação Covid-19, Centro de Convenções Salvador e Prefeitura de Salvador.