Logo Prefeitura de Salvador

Arena Fonte Nova é esvaziada em 50 min com esquema da Transalvador

Os ajustes feitos pela Transalvador na Operação Copa do Mundo 2014 proporcionaram o esvaziamento da Arena Fonte Nova em 50 minutos, nesta segunda-feira (16), segundo jogo realizado em Salvador durante o mundial.

 

Cerca de 170 ônibus executivos e mais de 2,6 mil táxis alocados em pontos estratégicos, além do metrô, propiciaram o escoamento em tempo recorde de mais de 51 mil pessoas que foram assistir a partida Alemanha x Portugal.

As modificações trouxeram também melhorias ao trânsito. Mesmo com registro de pontos de retenção, de acordo com pesquisa instantânea realizada pela Transalvador, o tempo de deslocamento foi reduzido em relação ao primeiro jogo na cidade, na última sexta-feira (13). “O resultado se deve ao aumento considerável no número de ônibus disponíveis, de agentes e também à melhorias no trabalho de comunicação em nossa equipe”, esclareceu o superintendente Fabrizzio Muller.

Trânsito – A fluidez maior foi comprovada pelo registro de vias totalmente livres no retorno para a casa após a partida, como a as avenidas Luiz Vianna (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô) e Lafayette Coutinho (Contorno); e o bairro da Federação. Antes do jogo, pela manhã, o monitoramento registrou retenção no bairro do Rio Vermelho; no Bonocô, sentido Centro; e na Rótula do Abacaxi. Depois do evento, a retenção foi registrada no entorno do Mercado Modelo, no Comércio; e na Avenida Vasco da Gama.

“Na segunda-feira, mais comitivas oficiais dos governos brasileiro, de Portugal e Alemanha, de seus times e de dirigentes da Fifa precisaram se deslocar, o que agravou a lentidão. Ainda assim, os transtornos maiores foram satisfatoriamente contornados”, declarou Muller. Nenhum acidente relacionado ao evento foi registrado na cidade.

Táxi – De acordo com a Gerência de Táxi, mais de nove mil passageiros utilizaram o serviço oferecido em cinco pontos de táxi oficiais no entorno da Arena. Cem agentes e supervisores trabalharam para coibir abusos de taxistas e outras irregularidades, abordando 74 veículos e autuando cinco condutores.

Equipamentos Urbanos – Em todos os terminais de passageiros de Salvador, a Transalvador realizou serviços de limpeza e manutenção, além de um trabalho de informação e orientação do público em função das alterações nas linhas de ônibus e nas vias de circulação. O Elevador Lacerda operou conforme o planejado, com 100% do efetivo. As quatro cabines funcionaram normalmente, atendendo gratuitamente a 14 mil usuários. Nos terminais Aquidabã e Barroquinha e na Estação da Lapa, como previsto, houve aumento significativo na demanda de passageiros antes e depois do jogo na Arena Fonte Nova. No Terminal Hidroviário, a operação também transcorreu de forma satisfatória e sem eventualidades.

Skip to content