ATENÇÃO: Esclarecimento sobre a Rua Nilo Peçanha

A Sucop informa que, após a conclusão do projeto de requalificação da Rua Nilo Peçanha, finalizada há cinco meses, estão sendo verificados no logradouro problemas na rede de esgotamento sanitário. Os danos causados suplantam as intervenções executadas pela administração municipal, que contemplaram ações de desobstrução e reconstrução do sistema de drenagem pluvial, dragagem do canal, além da ação de recapeamento asfáltico.

Os problemas de esgotamento sanitário não foram administrados no projeto, pois não é atribuição da Prefeitura a manutenção desta rede, que está sob a responsabilidade do governo do estado através da Embasa.

A Rua Nilo Peçanha integra a bacia de drenagem de Itapagipe, recebendo significativas correntes de águas pluviais, esgoto sanitário e resíduos sólidos oriundos dos bairros da Liberdade e Calçada, comprometendo o funcionamento do sistema, obstruindo os dispositivos coletores. Há ainda o retorno de esgoto sanitário através do sistema de drenagem pluvial pela inexistência deste dispositivo na área de influencia direta da via.

Faz-se necessária uma atuação da concessionaria estadual na resolução dos lançamentos de esgotos domésticos nas redes pluviais da Prefeitura, o que resultam em danos à malha asfáltica, pois provocam transbordamento, como acontece desde a última sexta-feira na Nilo Peçanha.