Atendimento médico e terapia serão disponibilizados durante Maratona Salvador

Depois de um hiato de dois anos sem acontecer em razão da pandemia, a Maratona Salvador volta a acontecer na orla da cidade, no domingo (25), a partir das 5h, dentro da programação do Festival da Primavera. Desta vez, a largada será no Parque dos Ventos, na Boca do Rio e, durante todo o percurso, na orla atlântica da cidade, os cinco mil corredores previstos contarão com pontos de hidratação, postos de atendimento médico e ambulâncias.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Mater Dei Salvador, Marcelo Sonnenborn, a instituição montou uma estrutura completa no local, colocando à disposição dos atletas um grupo de 14 profissionais de saúde, sendo três médicos, três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, que estarão em duas ambulâncias e no posto médico no local de largada e chegada. Além das ambulâncias da instituição, outras duas unidades móveis estarão disponíveis no percurso da prova.

“A gente vai estar muito próximo, participando da maratona com o intuito de promover o bem estar dos atletas, garantindo a segurança deles e de todos os participantes. Contamos com ambulâncias totalmente equipadas, que podem fazer o atendimento tanto no local, ou com remoção para unidade hospitalar, caso seja necessário”, disse Sonnenborn.

Além do atendimento médico, o Mater Dei vai oferecer medição de pressão arterial e glicemia no estande localizado no Parque dos Ventos. Para quem tiver interesse, o hospital vai coletar dados pessoais dos presentes para sortear, no final do evento, um checkup geral, que poderá ser realizado no hospital da rede, na Avenida Vasco da Gama, sem custo adicional.

Uma novidade para esta edição é o exame gratuito de bioimpedância, que avalia e dá informações precisas sobre peso, gordura e músculos das pessoas. O exame verifica os pontos de atenção no corpo, onde há necessidade de ganhar mais massa magra e também perda ou ganho de gordura. Quem quiser também pode registrar sua participação nas atividades na estrutura de fotos 360º oferecida pelo hospital.

Outro serviço muito utilizado por atletas de alto desempenho também será colocado à disposição dos atletas em uma arena de massagens. Bacias de crioterapia, principalmente para os que fizeram provas de longas distâncias, que ajudarão na recuperação, além de massagistas que atuarão para ajudar a relaxar a musculatura dos atletas, com terapias manuais e instrumentais, com utilização de equipamentos.

O diretor médico do Mater Dei afirma que, em uma prova como essa, o fundamental é o atleta estar preparado para competir. “O importante é conhecer os próprios limites, pois há provas diferentes. Mesmo as de menor distância, que aparentam ser mais simples, se a pessoa que não é atleta profissional ou preparado sentir que o corpo dá algum sinal, é melhor diminuir o ritmo ou até não continuar”, disse o médico.

Sonnenborn afirma que, por termos ficado por dois anos sem essas atividades, seja maratonas, rústicas e outras, é um momento feliz para a população em geral, os atletas e para a cidade que está promovendo. “Este é um movimento que materializa o retorno à normalidade, voltando o calendário de atividades de rua que são importantes numa cidade como Salvador que tem um clima propício para atividade na rua. Estamos empolgados em ser um dos participantes apoiadores e patrocinadores deste evento”.

Maratona – A Maratona Salvador é realizada pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria de Promoção Social de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Federação de Atletismo (FBA). O evento conta com a parceria do Shopping da Bahia, Mater Dei – Hospital Salvador, Sicoob, Guebor e Accor – Live Limitless, além do apoio institucional da UCI Orient de Lux, Alô Alô Bahia e Jornal Correio.

A competição oferece uma das maiores premiações do país, somando mais de R$190 mil aos ganhadores. Os maratonistas que ficarem em 1º lugar na categoria geral masculina e feminina levam para casa R$23 mil. Os segundos lugares levam R$12 mil; os terceiros, R$10 mil; os quartos colocados, R$7 mil; e os quintos lugares, R$5 mil.

Para os que competem na Meia Maratona, os prêmios são de R$ 10 mil para o 1° lugar; R$5 mil para o 2°; R$3,5 mil para o 3°; R$2,5 mil para o 4° e R$1,5 mil para os que ficarem em 5°. Haverá ainda premiação especial para os ganhadores dos 10 km e 5 km, além dos primeiros lugares nas modalidades para pessoas com deficiência inscritos nas categorias 42 km e 21 km.

Criado: 24 Setembro 2022