Atividades de esporte e lazer marcam agenda de fim de semana da Prefeitura

São Tomé de Paripe e Campinas de Pirajá são os bairros que receberão neste final de semana o Projeto Ruas de Lazer da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Outra atração para a garotada e toda a família é a Copa da Amizade de Ginástica Rítmica (Divisão Escolinha) que será realizada no sábado no Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA), antigo Cefet, no Barbalho. Na área cultural, o público poderá conferir na Casa do Benin a mostra “O Oceano Negro”, que reúne trabalhos do artista visual francês William Wilson.

A exposição tem o apoio Fundação Gregório de Matos e é composta por tapetes de algodão bordados à mão durante sua estada no Benin (que já teve o seu golfo na costa atlântica da África, conhecido como a “Costa dos Escravos”), ilustrando, em ordem cronológica, a aventura dos povos africanos nas diásporas européia e americana do século XV até o século XXI.

Filho de mãe francesa e pai do Togo-Benin, William Wilson constrói nesta série uma narrativa inteira de sua linhagem africana, com enfoque no “Atlântico Negro”, em um trabalho que vai muito além do campo da arte. A exposição já passou pelas cidades francesas de Saint-Malo, Rouen, Paris, Nantes, Lyon, La Rochelle e Bordeaux, pelas cidades africanas de Bamako (Mali), Dakar (Senegal), Cotonou (Benin) e Lomé (Togo), além de países como Israel, Suíça, Bélgica, Itália e EUA. A mostra fica aberta em Salvador até o dia 30 de agosto.

Ruas de Lazer – De acordo com a SMED, devido à comemoração do Dia dos Pais não haverá atividades do Projeto Ruas de Lazer. No sábado (11), o projeto levará jogos, brincadeiras e muita diversão à localidade de São Tomé de Paripe, das 8h às 12h, e à Estrada Velha de Campinas, no Largo de Campinas de Pirajá, das 14h às 17h30.

Também neste sábado, aSMED/Programa de Educação Esportiva estará participando na Copa Amizade de Ginástica Rítmica – Divisão Escolinha. O evento é promovido pela Federação Baiana de Ginástica e terá início às 9h. As alunas que competem são Mirela Santana e Sthefane Pereira, na categoria pré-infantil, e Esther Santana e Monique da Silva, na categoria Infantil.

No sábado acontece ainda o XXVI Campeonato Nacional SESC de Judô Feminino, no Aquidabã, e, domingo, temCorrida do Fogo, no Iguatemi. Ambos eventos contam com o apoio da SMED.