Atividades lúdicas movimentam idosos do D. Pedro II

Os 75 idosos atendidos pelo Abrigo D. Pedro II, no Dendezeiros, e os familiares vão passar a ter atividades lúdicas a partir desta terça-feira (8). Em uma ação promovida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), as aulas de música acontecerão às terças e quintas feiras, sempre no período da tarde. A atividade é ministrada pela professora Cristine Cardoso, que trabalha há 20 anos na área.

Já as aulas de dança acontecem às terças-feiras, com apoio voluntário de um professor de dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba). As atividades de Educação Física são realizadas às quartas e sextas-feiras, sempre na parte da manhã, com a supervisão e orientação da professora Cláudia Gomez, que  há 10 anos ministra aulas para pessoas da terceira idade.

A próxima ação a ser implantada, de acordo com o secretário Mauricio Trindade, será a Horta D. Pedro II. A iniciativa é construída em parceria com o Horto Municipal, que irá disponibilizar um técnico para auxiliar no manejo da horta que será cultivada pelos abrigados.

“Esse elenco de atividades que estamos proporcionando para os idosos do D. Pedro II e seus familiares e amigos é importante para agregar os idosos, desenvolver a autonomia, o trabalho em grupo e o relacionamento entre as pessoas, além de levar alegria e ajudar a melhorar a saúde de todos”, pontua o secretário

Abrigo

O Abrigo D. Pedro II é administrado pela Prefeitura do Salvador, através da Semps. Para atender adequadamente os idosos, a instituição mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico, equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional e psicóloga que, além de acompanhamento médico, oferecem também acompanhamento social e lazer através do teatro, cinema e passeios.