Atividades marcam Dia do Ciclista em Salvador

Criado: 19 Agosto 2022

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) realiza ações em prol do uso da bicicleta na cidade. Nesta sexta-feira (19), das 9h às 13h, no Espaço Be Green, no Estacionamento I3 do Shopping da Bahia, acontece a primeira edição do BiciAnjos – Formação em Primeiros Socorros e Segurança Viária.

Realizado em parceria com a Tembici, o evento, que é exclusivo para convidados, tem como objetivo munir os ciclistas de conhecimento teórico e prático para a realização de procedimentos de primeiros socorros. A ação será mediada por profissionais do Samu e terá intervalo para um café da manhã especial para os participantes.

Bike Comunidade – No sábado (20), a manhã será com algumas ações no bairro de São Cristóvão, onde será inaugurada a mais nova unidade do Bike Comunidade. O espaço fica localizado na Rua São Salvador, 177, na escola de jiu-jitsu Sala do Templo, próxima à Praça da Matriz, no bairro de São Cristóvão.

A comunidade também poderá aproveitar, de forma gratuita, a Oficina de Manutenção Básica de Bicicleta. O treinamento oferece, de forma simples e prática, orientações acerca da manutenção e limpeza básica de uma bicicleta, proporcionando à comunidade condições de manter as bicicletas em bom estado de forma barata e gerando renda. São abordados temas como kit básico de ferramentas, ajustes da bicicleta para conforto e saúde de quem pedala, limpeza com materiais de baixo custo, ajustes dos freios (V-Brake), ajuste simplificado do câmbio traseiro e conserto/troca de câmara de ar (furada).

Também na manhã do sábado as crianças poderão se divertir no local com o circuito de minibikes. O intuito é formar novos amantes da bicicleta, além de conscientizar os futuros condutores sobre a importância da segurança no trânsito de forma lúdica.

Projeto – O Bike Comunidade é uma iniciativa pioneira no Brasil e tem o objetivo de disponibilizar bicicletas para serem compartilhadas dentro das próprias comunidades. Além das bikes, o projeto também possui um equipamento, chamado de Bike Pitstop, que conta com as principais ferramentas de manutenção de bicicletas, disponíveis aos usuários, além de cones, cavaletes, comunicação visual e paraciclos.