Atividades marcam Dia Mundial do Turismo nesta segunda (27)

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Pastoral do Turismo (Pastur), vai promover algumas ações nesta segunda-feira (27), com o trade turístico da cidade. A primeira atividade será uma visita guiada, a partir das 14h, na Cidade da Música da Bahia, no Comércio.

Na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos e o titular da Secult, Fábio Mota, vão apresentar ao trade o mais novo equipamento cultural, que agrega valor ao destino Salvador e contribui para a extensão da permanência do turista na capital baiana.

Em seguida, às 17h, uma missa será celebrada na Igreja dos Mares, com a presença de representantes do trade turístico. Outra novidade será o lançamento da websérie Caminhos de Fé, que consiste em uma série de três episódios trazendo roteiros imersivos que vivenciam igrejas, santuários, museus e templos católicos em Salvador.

O filme, com duração com cerca de oito minutos, será exibido após a celebração religiosa, no telão montado pela Prefeitura na Igreja dos Mares.

Para quem quiser acompanhar a exibição dos filmes, a websérie será divulgada no site salvadordabahia.com e pelo Instagram @visitsalvadordabahia. Todos os episódios estarão disponíveis no canal do Visit Salvador da Bahia, no YouTube.

Os filmes trazem uma linguagem poética e atual, despertando a vontade tanto de devotos quanto curiosos, de conhecerem os lugares apresentados. Estão na websérie quase 30 destinos, todos com descrição de localização, uma forma de estimular a visitação dos locais.

Também foram produzidos roteiros de cada episódio com todas as informações importantes, facilitando futuros passeios dos visitantes. Além disso, todos os locais envolvidos estão como experiências no portal, matérias individuais com conteúdo aprofundado e atualizado. O projeto ainda contempla a produção fotográfica de cada locação, uma forma de catalogar e contar essas histórias também através de imagens.

Retomada Salvador – Durante a pandemia, a Prefeitura prosseguiu investindo em ações na área do turismo e os resultados já podem ser notados na quantidade de visitantes na capital baiana. Para a promoção de um turismo seguro, foi lançado o Selo Verificado, que comprova que o estabelecimento segue todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

Também foram lançadas webséries, a exemplo de “Salvador Por Soteropolitanos”, apresentando bairros por moradores de cada região, e a “Live Tour Salvador”, iniciativa pioneira que envolveu uma série de roteiros apresentados ao vivo, direto dos pontos turísticos, vivo através das redes sociais.

A Prefeitura ainda está organizando roads shows em diversas capitais do Brasil e em cidades fora do país, além de ampliar o número de voos com a chegada de uma nova companhia aérea, a Itapemirim. Tudo isso tem refletido na procura do destino Salvador e na ocupação dos hotéis na cidade, que, nos fins de semana, já registram cerca de 100% de ocupação. Também contribuem para este cenário o avanço da vacinação e a diminuição de casos de Covid-19 na capital baiana, o que permitiu à Prefeitura a liberação de eventos culturais.