Atividades marcam Dia Nacional das Guardas Municipais no fim de semana

Para celebrar o Dia Nacional das Guardas Municipais, comemorado no dia 10 de outubro, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai realizar uma mostra no Salvador Norte Shopping no sábado (9), das 9h às 22h, e no domingo (10), das 12h às 21h, com exposição no 2º piso e apresentação musical na praça de alimentação, localizada no 3º piso. A atividade celebra, ainda, os 13 anos da instituição, completados no dia 11 de julho deste ano.

“A Guarda Civil foi uma das instituições que mais tiveram destaque nessa pandemia. Atuamos junto ao cidadão, cuidando desde a segurança e das ações de fiscalização, até atividades de higienização de mãos e outros auxílios diretos ao público”, destacou o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a GCM é reconhecida por ser um órgão de grande importância para a cidade. “Apesar da queda nos números de contaminados pela Covid-19, a Guarda segue firme no propósito de atuar próxima ao cidadão. Nossos servidores têm se dedicado muito às suas atribuições, os números demonstram a intensidade com que cada ação é feita diariamente”, afirmou Lima.

Programação – Durante a exposição, os visitantes poderão conhecer os automóveis, fardamentos e materiais bélicos da Guarda, além de ter acesso à exposição fotográfica e de 28 espécies de animais empalhados, e realizadas atividades infantis com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa). Uma apresentação com os animais do Grupamento de Operações com Cães (GOC) será realizada a partir das 15h, apenas no domingo (10).

A programação conta ainda com uma ação de doação de sangue com o Hemoba, no sábado (9), das 9h às 10h, no estacionamento do shopping. Já no fim do dia, a partir das 16h, o público vai poder contar com apresentações musicais da Banda da GCM. Em seguida, o som fica a cargo da banda Guardiões da Cidade, que vai embalar o público com diversos sucessos nos dois dias do evento.

Balanço – Até o início do mês de outubro, a Guarda contabilizou 11.464 atendimentos e 437 ocorrências. Atualmente o efetivo trabalha com 1.263 membros que atuam durante 24h, em esquema de plantão, durante os sete dias da semana.