Atividades marcam semana da consciência negra em CMEI

O Centro Municipal de Educação Infantil Virgem De La Almudena, no Candeal, realiza, nesta semana, uma programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra. Além das construções artísticas, as crianças puderam conhecer jogos e brincadeiras de origem africana e ouvir histórias e relatos sobre a importância da valorizar a cultura negra.

Durante esta sexta-feira (19), os alunos fizeram um desfile da beleza negra, apresentando roupas e penteados afros. Também nesta semana, os 107 alunos matriculados na instituição participaram da construção de um painel temático e realizaram apresentações de danças de origem africana.

A coordenadora pedagógica do Cmei Virgem De La Almudena, Rose Ribeiro, destacou a importância de atividades que destacam o papel do negro na sociedade e combate o racismo. “O trabalho realizado é extremamente importante para que as crianças entendam que a diversidade faz parte da convivência coletiva. E para termos uma convivência social harmônica é necessária essa compreensão. Quanto mais cedo a criança criar essa consciência é melhor para humanidade, através deles, nós também ensinamos os pais. Então, é um ciclo de conceitos transformados e melhorados”.

A pedagoga ressaltou a questão da representatividade nas atividades escolares. “É importante eles se enxergarem nos livros e exercícios. Por isso, trabalhamos a aceitação individual de quem é, de onde veio. Mostramos a ele que cada um é belo do jeito que é. Eles entendem que são bonitos, inteligentes, elogiamos os cabelos”, completou.

Consciência – O pequeno Claúdio Ribeiro, de 5 anos, ao finalizar a pintura de um boneco, sinalizou a similaridade da tonalidade da pele dele. “Fiz o desenho bem bonito. Negro, igual a mim. A professora ensinou que podemos fazer as pessoas da cor que a gente quiser. E todos são legais e bonitos.

O estudante Breno Ferreira, de 4 anos, também gostou das atividades relacionadas a consciência negra. “Fiz um cartaz bem bacana com o cabelo de Lelê. A professora gostou muito do meu desenho. Acho que ficou muito lindo.”